EUA estão preocupados com a expansão das exportações brasileiras
23 de maio de 2011
Boi gordo: mercado segue pressionado, mas negócios acontecem em ritmo lento
23 de maio de 2011

Novilho Precoce MS: produtores conseguem adicional de 3% no preço da arroba

O abate técnico de animais da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce (Novilho Precoce MS) que aconteceu na última quarta-feira, no frigorífico JBS na Capital, faturou R$ 1,5 milhão, com um plus de 3% sobre o valor da arroba do dia. Participaram desta edição 18 pecuaristas associados com propriedades em 11 municípios do Mato Grosso do Sul. Os lotes inscritos somaram um rebanho de 837 animais - todos machos precoces.

O abate técnico de animais da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce (Novilho Precoce MS) que aconteceu na última quarta-feira, no frigorífico JBS na Capital, faturou R$ 1,5 milhão, com um plus de 3% sobre o valor da arroba do dia. Participaram desta edição 18 pecuaristas associados com propriedades em 11 municípios do Mato Grosso do Sul. Os lotes inscritos somaram um rebanho de 837 animais – todos machos precoces.

O evento, denominado Show de Carcaça, abriu as portas do abatedouro para demonstrar o padrão de qualidade das carcaças e o volume que pode ser obtido pelos produtores.

O campeão da primeira edição (em 2010), Nedson Rodrigues Pereira, tesoureiro da Novilho Precoce MS, salientou os aspectos para avaliação do animal antes de ver a carcaça. “Primeiro você vê a idade, o animal tem que ser jovem. Depois é o bom acabamento de gordura, que pode ser observado quando você não diferencia uma costela da outra. Por fim, é o pé do rabo. Se ele estiver ‘empipocado’, ‘saliente’, indica que o animal terá boa classificação, pois é o último lugar que ele coloca gordura”, ensinou Nedson.

Durante a inspeção dos animais, antes do abate, o presidente da Associação, Alexandre Scaff Raffi, olhava atentamente para as carcaças e chamou a atenção para uma delas. “Tá vendo aquele animal machucado ali? Aquilo foi na viagem. Agora nós vamos rastrear aquela carcaça, comunicar o pecuarista responsável e descobrir o que aconteceu, se a estrada tem más condições… Ele vai ficar sabendo”, exemplificou Raffi.

Segundo o presidente, o objetivo do Show da Carcaça é mostrar ao frigorífico que a Associação consegue abater animais com qualidade e em grande escala. Já para a gestão interna, é demonstrar aos demais pecuaristas vinculados à Novilho Precoce MS que eles também podem produzir naquele padrão.

Um dos responsáveis pela avaliação dos animais era o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Gelson Feijó. O médico veterinário, que fez mestrado em qualidade de carne aprovou a uniformidade dos lotes. “Eles [Novilho Precoce MS] estão absolutamente de parabéns pelo trabalho. Tem espaço ainda para melhorar o concurso, avaliando mais qualitativamente do que a quantidade em si, adicionando índice de maciez, por exemplo. Talvez pensemos nisso para o ano que vem”, projetou Feijó.

As informações são do Correio do Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress