Mercados Futuros – 26/11/07
26 de novembro de 2007
Planejamento forrageiro: 2 – Projeção do rebanho
28 de novembro de 2007

Novilhas paridas do PAINT são exportadas para Senegal

Um grupo com 14 novilhas paridas da raça Nelore, Top da safra 2004 do PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, foi exportado para o Senegal.

Pela primeira vez o programa tem sua genética enviada para fora do País

Um grupo com 14 novilhas paridas da raça Nelore, Top da safra 2004 do PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, foi exportado para o Senegal.

De propriedade do Condomínio Itaverá, de Campo Grande (MS), que desde 2002 é parceiro do PAINT, todas as fêmeas exportadas são portadoras de CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), líderes dentro da população avaliada, e sexualmente precoces, oferecendo a melhor combinação produtiva possível. “As novilhas enviadas estão totalmente adaptadas à pecuária tropical, por isso temos certeza que alcançarão ótimos resultados no Senegal”, avalia Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

Ele também cita que a exportação é um marco para o PAINT. “O fato mostra que o nosso programa de melhoramento é reconhecido, além do Brasil, Bolívia e Paraguai, em outras partes do mundo. O Senegal recebeu fêmeas avaliadas, com qualidade comprovada e bezerros nascidos de acasalamentos dirigidos, para os quais as características das fêmeas foram avaliadas a fim de encontrar o melhor reprodutor para cada uma”, avalia. “Dentre os reprodutores possíveis, escolhemos os que resultariam em produtos de alto valor genético, aprimorando as características economicamente positivas como precocidade, fertilidade, ganho de peso, entre outras. Com toda a tecnologia disponível no PAINT, o Senegal agregou uma genética diferenciada ao seu rebanho, voltada para eficiência produtiva dos animais”, finaliza.

Sobre o PAINT

Criado em 1994, o PAINT é o Programa de Melhoramento Genético de Raças de Corte da Lagoa. Seu objetivo é promover o melhoramento genético dos rebanhos participantes em um sistema de seleção para produção a pasto. Atualmente, com 146 rebanhos e 130 mil matrizes em avaliação. O programa tem parceiros em diversos estados brasileiros, no Paraguai e na Bolívia.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress