Atacado –28-01-2015
29 de janeiro de 2015
MS: integração lavoura-pecuária-floresta deve crescer 566% em 10 anos
30 de janeiro de 2015

Novas pesquisas mostram que gordura saturada não faz mal à saúde

Novos estudos mostram que a gordura saturada — encontrada em carnes, ovos e queijos — não está associada a doenças cardiovasculares. Algumas dessas pesquisas estão presentes no livro “The big fat surprise: why butter, meat and cheese belong in a healthy diet”, da jornalista americana, Nina Teicholz, que quando começou a trabalhar como crítica gastronômica em Nova York, passou a consumir carnes e outros alimentos com mais gordura e perdeu 4 quilos, além de ter mantido seus níveis de colesterol estáveis e saudáveis.

Lançado no ano passado nos Estados Unidos, o livro mostra que pesquisas recentes revelam falta de evidências sobre a gordura saturada ser responsável pelo desequilíbrio nos níveis de colesterol ou pela incidência de doenças cardíacas (veja mais sobre o livro aqui).

Agora, pesquisadores têm se debruçado sobre o LDL e o HDL – colesterol “ruim” e “bom” – na busca do biomarcador mais confiável.

A primeira diretriz sobre uma dieta de baixa gordura foi elaborada em 1961, pela Associação Americana de Cardiologistas, e adotada em muitos países, inclusive no Brasil. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda a ingestão de 6% a 10% de gorduras totais, sendo que a de gordura saturada deve ser inferior a 7%.

Defensor do consumo da boa gordura, o nutrólogo Wilson Rondó Jr. afirma que sua ingestão poderia chegar a 80%. “Considero uma dieta equilibrada aquela com mais de 50% de gordura saturada, mas alguns artigos já falam em 80%. As populações do Pacífico, por exemplo, retiram 60% de suas calorias da gordura saturada e têm índices ínfimos de problemas cardiovasculares”.

A nutróloga Nadia Borges é reticente quanto a uma dieta composta majoritariamente por gordura saturada, dizendo que embora essa participe de processos orgânicos importantes, não há evidências que comprovem o sucesso de uma dieta composta majoritariamente por gordura saturada.

Fonte: Globo.com, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress