Fechamento 12:02 – 18/04/02
18 de abril de 2002
Reino Unido tem nova legislação para encefalopatias espongiformes transmissíveis
22 de abril de 2002

Nova Zelândia: nova tecnologia permite que consumidores obtenham informações sobre carnes através da internet

A companhia neozelandesa de embalagens para carnes Danaflex Packaging, localizada em Wellington, região localizada no extremo sul de North Island, desenvolveu uma tecnologia que permite a rastreabilidade total de todos os cortes de carnes, o que permite que os consumidores de qualquer lugar do mundo obtenham informações sobre sua origem, como e onde o animal foi criado, quando e onde o animal foi abatido, e como a carne foi transportada.

O diretor de marketing da empresa, Graham Bainbridge, explicou que o sistema desenvolvido pela empresa – Danaflex MultiBagger – apresenta na embalagem um código de barras, o qual é colocado em cada carcaça no momento do abate. A medida que os cortes das carnes são transportados para as linhas de produção, uma máquina analisa-os e registra seu tamanho, peso e forma. Essa informação é, então, impressa na embalagem, na qual o corte será vendido. Para cada corte é determinado um número de série, que permite que os consumidores obtenham maiores informações através da internet.

A Danaflex, que agora tem 51% das ações nas mãos da Pechiney Plastic Packaging, realiza 55% de suas vendas para Austrália, EUA e Europa. A instalação desta tecnologia custa entre US$ 311,5 mil e US$ 445,0 mil por linha de produção.


Esquema de produção


Exemplo de embalagem


Sistema MultiBagger


Sistema de produção esquematizado

Fonte: Just-Food.com e www.danaflex.co.nz, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress