Porto Velho, RO tem primeira boutique gourmet de carnes
24 de março de 2015
Açougueiros ganham status de celebridade nos EUA, tendência que deve chegar logo ao Brasil
24 de março de 2015

Nova Unidade de Conservação Ambiental na Amazônia prejudicará agricultores

A criação de uma unidade de conservação ambiental, numa área de quase 1,5 milhão de hectares, envolvendo os municípios amazonenses de Manicoré (Distrito de Santo Antônio do Matupi) e Apui, poderá trazer graves transtornos sociais e problemas econômicos a região já ocupada por produtores agrícolas e projetos pecuários, segundo o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Júnior, após encontro realizado com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin.

Em princípio poderão ser prejudicadas pela criação dessa nova unidade de conservação 100 famílias de produtores rurais e 150 planos de manejo sustentável, numa área onde estão sete mil cabeças de gado, com produção de carne e leite.

A decisão de propor a criação da unidade de conservação ambiental foi tomada no final do ano passado pela Câmara Técnica de Destinação Massiva, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O presidente da FAEA destacou a seriedade da questão e disse ser preciso uma análise cuidadosa do tema pelo poder público. O que estamos reivindicando, disse ele, é a “reavaliação da medida de modo a proteger pequenos e médios produtores rurais da região”.

O fato é que, caso seja mantida a criação da referida unidade de conservação – ainda na dependência de um decreto da presidente Dilma Rousseff para a sua efetivação – estará sendo colocada “em risco empreendimentos pecuários numa área com cinco mil hectares de pastagens e de criação de gado bovino”.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress