Austrália bloqueia venda de uma das maiores propriedades pecuárias do país
23 de novembro de 2015
Marfrig acirra competição com JBS em exportação à China
23 de novembro de 2015

Nova geração de cozinheiros resgata ofício de açougueiro

Uma nova geração de açougueiros de várias nacionalidades, batizada de Estados Unidos de la Carne, surge empenhada em resgatar esse ofício de açougueiro soterrado pela pululação de supermercados a vender carnes de “animais padronizados, de raças mais produtivas, criados em métodos fabris”. O movimento pode ser entendido como uma volta às origens, na qual o homem tinha mais controle – e conhecimento – sobre o caminho que a matéria-prima fazia do campo ao prato, obscurecido pela indústria alimentar.

acougueiro 1

Os açougueiros Ariel Argomaniz, Jefferson Rueda, Dario Cecchini, Diego Sosa e Renzo Garibaldi

Para o líder do grupo, o italiano Dario Cecchini, considerado o mais famoso carniceiro do mundo e cuja família está no ofício há 250 anos, a essência de seu trabalho está no respeito pelos animais. “Aprendi três coisas com o Dario. Para aproveitar o animal inteiro, o negócio precisa ser um triângulo (açougue, restaurante e hamburgueria). Dois: tem que proporcionar um show, é mais do que comer. Três: é preciso ter amor ao que se faz, tem que gostar da sua carne”, diz o peruano, Renzo Garibaldi.

Sob sua tutela, esses jovens açougueiros cozinharão juntos n’A Casa do Porco, de Jefferson Rueda, o integrante brasileiro do grupo, no jantar da próxima terça-feira (24). O menu de nove etapas custará R$ 560, sem bebida alcoólica.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress