Principais indicadores do mercado do boi – 17-06-2013
17 de junho de 2013
Entidade dos produtores de gado de corte dos EUA estuda demandas dos consumidores
17 de junho de 2013

Nova campanha de marketing do MLA associa carne bovina ao inverno [Austrália]

Nenhuma outra proteína tem uma associação tão forte com as mudanças de estação do que a carne bovina e esse é o ponto que o Meat and Livestock Australia (MLA) pretende alavancar com o lançamento de sua nova campanha doméstica de marketing. A próxima fase da campanha de promoção da carne bovina do MLA dentro do mercado australiano será celebrar o começo da estação fria como uma oportunidade para consumir mais carne bovina.

O gerente de marketing e programas ao consumidor do MLA, Andrew Cox, disse que a carne bovina, mais do que as proteínas concorrentes, tende a ser consumida diferentemente, dependendo do clima. Existe uma forte associação com bifes e churrascos no verão, contrastando bastante com itens de cozimento lento como molhos, assados e cozidos nos meses de inverno. A carne bovina ocupa esses dois espaços diferentes melhor do que outras proteínas.

Como resultado, a campanha de inverno da carne bovina desse ano promete ser muito mais voltada a sua associação com a estação. Segundo Cox, os anúncios de inverno do ano passado ainda mostraram refeições apropriadas ao inverno, mas não necessariamente tentaram fazer uma associação evidente com a estação. O impulso nesse inverno é sedimentar a associação entre ‘carne bovina’ e ‘refeições quentes de inverno’. Em essência, Cox disse que quer que os consumidores pensem em carne bovina, e não somente em sopa e botas, quando quiserem se aquecer no inverno.

A campanha foi lançada na TV, na imprensa impressa, em outdoors e em promoções nas lojas no domingo e é talvez menos “blokey” – termo usado na Austrália associado a uma imagem masculina – do que a campanha do verão passado, que pedia que os consumidores “atirassem, outro bife na churrasqueira” – parcialmente porque o preparo de alimentos no inverno é, talvez, menos voltado aos homens do que o churrasco.

Ambas as campanhas estão amplamente direcionadas aos adultos australianos, mas certamente, o tom da campanha de inverno desse ano é um pouco mais voltado ao público feminino. Veja abaixo o novo anúncio da de TV:

Além do comercial de televisão e materiais nos pontos de venda, também haverá um elemento mais forte que o normal na publicidade nas ruas, como em outdoors ou em abrigos de ônibus na nova promoção da carne bovina.

De acordo com Cox, a razão é atingir os consumidores com a mensagem quando eles realmente estiverem sentindo frio. Sentado em casa com aquecedor, eles não estarão sentindo tanto frio quando estão na rua, indo do trabalho para casa, e virem as mensagens nas ruas ou nos pontos de ônibus.

Um dos aspectos de “pó de pirlimpimpim” dessa nova campanha publicitária serão os 250 locais em Sydney, Melbourne e Brisbane onde os consumidores podem acessar ideias de receitas de carne bovina a partir de um painel, com seus celulares. A novidade é que a ideia de receita varia, dependendo do clima local. Se está uma temperatura abaixo da média e chovendo no momento, a unidade poderá lançar uma receita de caçarola. Se a temperatura está acima da média, poderá dar uma receita de carne frita. Se estiver na média, poderá ser de carne assada.

Os painéis com sugestão de receitas “sensíveis à temperatura” estarão localizados nas ruas ou em shopping centers. Até agora Cox afirmou que essa é a primeira vez que algo desse tipo é feito no marketing com os consumidores. Achamos que é um uso bastante inovador da publicidade ao ar livre.

Embora o anúncio na TV foque nos “australianos reais” e o que eles fazem para se aquecer no inverno, o anúncio também conta com a aparição de uma identidade da TV, Tim Shaw, do Demtel, por razões que se tornarão óbvias quando os telespectadores virem o comercial.

O material promocional nas lojas para açougues independentes e supermercados está sendo enviado ao setor varejista nessa semana, junto com 2 milhões de copias da revista Entice, devotada a ideias uteis de receitas e dicas sobre como preparar a refeição de inverno perfeita com carne bovina.

Quanto mais se olha para a carne bovina, mais se aprecia que existam dois ciclos sazonais distintos na mente dos consumidores. Isso se aplica mais à carne bovina que a outras proteínas e são quase dois produtos totalmente diferentes, de uma perspectiva de marketing. Um tem ligações com ar livre, fácil e rápido e mais orientado aos homens e o outro é mais sobre uma mensagem de conforto, proteção.

A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress