Brahman: conheça a raça zebuína que preza pela habilidade materna e qualidade de carcaça [Projeto Raças]
2 de outubro de 2013
Boi gordo no MT: baixa oferta e preço valorizado, mas diferencial de base com SP aumentou
2 de outubro de 2013

Nosso grande desafio é melhorar a qualidade da carne produzida em confinamento, agregar valor ao produto – Juliano Dalcanale, pecuarista no MT

Confira abaixo a entrevista com Juliano Dalcanale, pecuarista do Mato Grosso, que tem se destacado pelo trabalho em confinamento que vem realizando.

Juliano Dalcanale

Juliano Dalcanale é médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Gestão Empresarial em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas. É consultor em pecuária e pecuarista em Mato Grosso.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Juliano Dalcanale: O planejamento estratégico, pois questões como a localização, a logística, e o dimensionamento correto das instalações do confinamento têm um grande impacto na lucratividade da operação.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Juliano Dalcanale: Acho que o nosso grande desafio é melhorar a qualidade da carne produzida. Agregar valor, sem perder em eficiência, sem aumentar o custo de produção da arroba.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Juliano Dalcanale: Eu citaria o confinamento da Fazenda 4M da Agropecuária MJ em Cáceres – MT, do qual participo desde o início do projeto.

Este confinamento engorda novilhas que são abatidas em frigorífico próprio e abastecem a rede de supermercados do grupo. É um exemplo de verticalização da cadeia, em que posso acompanhar todo o processo, desde o nascimento do bezerro até a venda da carne no varejo.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Juliano Dalcanale: Fiz compras antecipadas de insumos e contratos de entrega futura, que ajudaram a reduzir o custo de produção.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Juliano Dalcanale: Ser menos conservador nas formulações, usar níveis de amido mais altos nas dietas, já que o preço do milho está baixo.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Juliano Dalcanale: Acredito muito no futuro da atividade, principalmente quando o confinamento está integrado à produção intensiva a pasto, pois há grande sinergia entre as duas atividades e menores riscos.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress