Marina Silva cria abaixo-assinado contra Código Florestal
8 de junho de 2011
Aldo Rebelo fala sobre Código Florestal, agricultura e produção de alimentos no Canal Livre
8 de junho de 2011

Nestlé prevê mais anos de commodities caras

A Nestlé SA enfrenta aumentos sem precedentes nos preços das matérias-primas e prevê que a situação continuará pelos próximos anos, disse ontem (07) o diretor de compras da empresa. "Em termos nominais, estamos vendo aumentos sem precedentes no preço das commodities", disse Petrie, diretor de compras da empresa.

A Nestlé SA enfrenta aumentos sem precedentes nos preços das matérias-primas e prevê que a situação continuará pelos próximos anos, disse ontem (07) o diretor de compras da empresa.

Especuladores, condições climáticas e alta das cotações do petróleo estão elevando os preços do cacau, café e outros ingredientes que a empresa suíça usa em seus produtos, disse o diretor Kevin Petrie.

“Em termos nominais, estamos vendo aumentos sem precedentes no preço das commodities”, disse Petrie no seminário anual da empresa para investidores, em Vevey. “Vemos tremenda volatilidade e obstáculos.”

O mundo está no meio de um ciclo de alta das commodities, disse, com o crescimento econômico na Índia e na China puxando o aumento dos preços. A atual expansão começou em 2004 e pode continuar até 2024, disse.

Em termos reais, descontando o impacto da inflação, os preços também estão em alta, embora a tendência de longo prazo tenha sido de baixa, disse.

A volatilidade aumentou, com a variação média mensal nos preços chegando a 16,4% entre 2006 e 2010, em comparação com 12,4% entre 2000 e 2005, disse.

A Nestlé é uma das maiores compradoras de matérias-primas alimentícias do mundo, tendo gastado 60 bilhões de francos suíços (US$ 71,5 bilhões) em 2010. Isso inclui 22 bilhões de francos em ingredientes como laticínios, café e açúcar e 8 bilhões de francos em embalagem.

Os preços também sobem porque fundos de investimento estão cada vez mais comprando commodities, em busca de melhores retornos que ações, disse Petrie.

A reportagem é do jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress