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Nestlé perde briga com a Impossible Foods sobre uso de nome em hambúrguer sem carne

A Nestlé tem que deixar de usar o nome “Incredible” para seus produtos à base de plantas, depois que um tribunal europeu decidiu que a palavra fere as regras de marcas comerciais e pode confundir os consumidores com a marca Impossible Foods.

A ordem do Tribunal Distrital de Haia, na Holanda, significa que a Nestlé precisa mudar o nome do seu Garden Gourmet Incredible Burger em toda a União Europeia. A Nestlé disse que renomearia o produto como Sensacional em toda a Europa, além de apelar da decisão.

A decisão é um revés para a maior fabricante de alimentos embalados do mundo, que buscou entrar no crescente mercado de produtos à base de plantas em um momento em que muitos outros alimentos embalados enfrentam dificuldades à medida que os consumidores buscam alternativas mais baratas ou alimentos frescos sofisticados.

“Estamos decepcionados com essa decisão provisória, pois acreditamos que qualquer um possa usar termos descritivos como ‘incrível’ para explicar as qualidades de um produto”, disse um porta-voz da Nestlé.

O Incredible Burger da Nestlé é feito a partir de proteína de soja e trigo e foi lançado em abril do ano passado. Ele é vendido em 15 países da região. Fora da Europa, o hambúrguer é vendido na Austrália, embora a Nestlé tenha dito que ainda não sabe se o nome seria alterado lá.

A Nestlé também vende um hambúrguer de origem vegetal diferente nos EUA, com a marca Awesome Burger e feito com proteína de ervilha.
A Impossible Foods, fundada em 2011, não vende produtos na Europa, mas disse que está em processo de aprovação para fazê-lo. A empresa dos EUA pediu uma liminar contra o produto da Nestlé, alegando que a gigante suíça estava tentando impedir sua entrada no mercado europeu usando um nome semelhante.

A briga legal ressalta a corrida pelo domínio no mercado de proteínas vegetais, em rápido crescimento, mas cada vez mais lotado, onde empresas estabelecidas de alimentos embalados estão brigando com startups.

As vendas de carne à base de plantas nas lojas de varejo dos EUA somaram pouco mais de US US$ 1 bilhão nas 52 semanas encerradas em 25 de janeiro, segundo a empresa de pesquisa Nielsen, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. As vendas de carne tradicional cresceram 0,8%, para US$ 96 bilhões nesse período.

Fonte: Valor Econômico.

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