Projeto ABC Cerrado recupera mais de 93 mil hectares de áreas degradadas em 7 estados e no DF
7 de novembro de 2019
Argentina: frigoríficos com o mais alto nível de atividade em 10 anos
7 de novembro de 2019

“Nem todos estamos nos transformando em veganos”: New Nutrition identifica a carne como uma oportunidade de crescimento

Apesar de toda a agitação em torno de alimentos a base plantas, um novo relatório de tendências da New Nutrition diz que a categoria de carne é uma oportunidade de crescimento.

De acordo com o último relatório anual de tendências da empresa, 10 Principais Tendências em Alimentos, Nutrição e Saúde 2020, o consumo de carne está realmente em crescimento. Pela primeira vez, o relatório identifica a carne, juntamente com as plantas, como uma oportunidade para os fabricantes de alimentos.

“A percepção dos consumidores da carne como uma proteína saborosa e de alta qualidade está impulsionando a reinvenção da carne e garantirá seu lugar permanente no prato e como lanche”, disse Julian Mellentin, consultor da indústria de alimentos e bebidas e autor de o relatório.

“As pessoas querem plantas, mas nem todos estamos nos transformando em veganos. Em um mundo em que os consumidores mantêm crenças fragmentadas, há espaço para plantas e carne “.

Inovação em carne

Então, que inovação e mensagens atraem os que comem carne? A New Nutrition disse que “produtores criativos de carne” estão “tomando medidas para reinventar sua categoria”.

Em particular, sustentabilidade, proveniência e conveniência foram identificadas como principais impulsionadores da inovação em todo o mundo.

Nos EUA, por exemplo, os dados da IRI revelaram que as vendas de lanches de carne aumentaram 6,7% em 2019.

Enquanto isso, os dados da Nielsen sugerem que as marcas de carne com comunicação clara sobre sustentabilidade, procedência e bem-estar animal estão ressonando – e atraindo prêmios de preço. Por exemplo, as vendas de carne nos EUA com alegações de saúde ou ambientais estão “crescendo rapidamente”, lideradas por reivindicações orgânicas e produzidas a pasto, um aumento de 13,1% e 12,2%, respectivamente.

Oportunidade apoiada pelas principais tendências

Mellentin disse que os consumidores estão particularmente receptivos a mensagens positivas sobre a carne no momento porque alimenta outras tendências importantes do consumidor identificadas no relatório. Isso inclui uma demanda crescente por proteínas, dietas com pouco carboidrato e o “renascimento da gordura”.

Isso está sendo parcialmente alimentado pela preocupação com o “pior carboidrato ruim” – açúcar. A New Nutrition observou que 80% dos consumidores norte-americanos dizem que estão limitando ou evitando o açúcar em suas dietas, e há níveis semelhantes de preocupação na Europa e na América do Sul.

Olhando para a redução de açúcar, a New Nutrition alegou que os fabricantes se beneficiariam da utilização de ingredientes de substituição de açúcar, como a fibra de inulina. Isso não apenas atende à demanda por produtos com baixo teor de açúcar, mas também oferece benefícios para a saúde digestiva. A marca Troo Granola no Reino Unido, por exemplo, usa xarope de inulina em seus produtos porque serve tanto como prebiótico quanto adoçante.

Esses benefícios duplos fizeram com que a demanda por inulina aumentasse – o número de produtos lançados com inulina dobrou entre 2012 e 2019.

O relatório também aumentou as crenças fragmentadas dos consumidores porque, além de uma demanda crescente por produtos com baixo teor de carboidratos ou com baixo teor de açúcar, a indulgência também é um grande impulsionador do crescimento. “No meio do foco em saúde e nutrição, não devemos esquecer que a maioria das pessoas compra produtos de panificação por puro prazer”, destacou Mellentin.

“Ingredientes naturais, proveniência e bom gosto são mais importantes do que nutrição.”

As 10 principais tendências identificadas no relatório são:

  1. Bem-Estar Digestivo
  2. Carboidratos bons, carboidratos ruins
  3. À base de plantas
  4. Proteína
  5. Açúcar – Reinventando a Doçura
  6. Renascimento da gordura
  7. Carne Reimaginada
  8. Proveniência e autenticidade
  9. Energia 2.0
  10. Humor

E há quatro “mega tendências” que a New Nutrition diz abranger todas as categorias:

  1. Naturalmente funcional
  2. Fragmentação
  3. Snackicação
  4. Sustentabilidade

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress