Mercados Futuros – 10/06/08
10 de junho de 2008
Desafios na distribuição de produtos agrícolas e veterinários no Brasil
12 de junho de 2008

Nelore-mocho será destaque na Feicorte

O nelore-mocho será o destaque do nelore durante a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), entre os dias 17 e 21, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Os criadores preparam novidades para o evento, para integrar os adeptos do nelore-mocho e atrair mais criadores. Para estimular a empreitada, o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Vilemondes Garcia, tem enviado convites aos associados criadores de mocho para que eles visitem a Feicorte "e tragam o maior número possível de animais à mostra, para realizarmos a maior mostra da raça este ano", diz Garcia.

Criadores pretendem trazer o maior número possível de animais à feira, que será a regional obrigatória do ranking

O nelore-mocho será o destaque do nelore durante a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), entre os dias 17 e 21, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Os criadores preparam novidades para o evento, para integrar os adeptos do nelore-mocho e atrair mais criadores. Para estimular a empreitada, o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Vilemondes Garcia, tem enviado convites aos associados criadores de mocho para que eles visitem a Feicorte “e tragam o maior número possível de animais à mostra, para realizarmos a maior mostra da raça este ano”, diz Garcia.

Além disso, em data e horários ainda a serem anunciados, os criadores de nelore-mocho vão se reunir com o presidente da ACNB, na própria Feicorte, para debater o incremento dos criatórios no País.

Outra iniciativa, conforme informa o pecuarista Carlos Viacava, presidente do Clube do Mocho, abrigado pela ACNB, será o ´Bezerro do Criador´. É o julgamento de bezerros de 14 a 24 meses feito pelos próprios criadores. ´Os criadores colocarão seus bezerros em pista e eles mesmos julgarão os animais´, diz Viacava. ´Não é uma disputa ranqueada. É só uma forma de estimular e integrar os criadores.´

Obrigatória

Outra informação importante para os criadores de nelore-mocho é que a Feicorte será a mostra regional obrigatória, que contará pontos para o Ranking Nacional da ACNB. Conforme explica a gerente do Ranking, Daniella Sanches Rapello, os criadores de nelore (tanto mocho quanto padrão) devem, obrigatoriamente, participar de uma exposição pecuária em seus respectivos Estados, que conta pontos para o ranking e é chamada de exposição regional. ´Na pontuação final, consideram-se os quatro melhores resultados do pecuarista, mais a exposição regional obrigatória e a Expoinel, em Uberaba´, diz Daniella.

No caso do nelore-mocho, a Feicorte foi escolhida como regional obrigatória. Para o nelore, os criatórios paulistas terão a obrigatória na 49º Exposição Agropecuária de Araçatuba, de 4 a 13 de julho.

Viacava conta que a confirmação da Feicorte como regional obrigatória do mocho partiu de um pedido dos criadores à ACNB, ´por vários motivos´, diz. ´A Feicorte é um lugar muito interessante para o nelore-mocho, porque a mostra abriga criadores de várias outras raças que podem se interessar pelo nelore´, diz. ´Além disso, a capital paulista é um pólo de atração de negócios.´

Ainda segundo Viacava, a intenção é, no futuro, fixar a Feicorte como regional obrigatória para o nelore-mocho, para que ela vire referência para a raça, ´assim como a Expoinel se firmou como referência de sucesso para a raça nelore em geral´, diz. ´A Feicorte pode se transformar num importante pólo para negociar genética de nelore-mocho, principalmente em leilões.´

Evento terá shopping para vender animais

Este ano a Feicorte não terá leilão de nelore-mocho, mas uma oportunidade para vender os animais será o Shopping Multiraças, promovido pela 360 Fábrica de Eventos, em parceria com a Nova Leilões. Conforme explica a diretora da 360, Arlinda Cristina Oliveira Borges, a Feicorte abrigará 12 baias para que os animais sejam postos à venda. ´Já tenho 36 lotes confirmados, sendo pelo menos metade da raça nelore, tanto mocho quanto padrão´, diz.

Parte das baias será interna – neste caso, estarão instaladas no corredor central da mostra – e parte será instalada em área externa da feira. Além da Feicorte, as vendas podem ser feitas também pela internet. ´Como na Feicorte os animais expostos têm de ser extremamente mansos, pelas próprias características da mostra, feita em local fechado, a venda acabaria ficando muito limitada apenas a esses exemplares expostos´, diz. ´Por isso abrimos a possibilidade de vendas pela internet.´

O criador de nelore-mocho Amauri Gouveia, de Avaré (SP), vai levar cerca de 30 nelores-mochos para a Feicorte. E participará do Shopping Multiraças. ´É uma boa oportunidade de venda na maior vitrine que há no País para o gado de corte de várias raças´, diz Gouveia.

Outro criador que confirmou participação na Feicorte, com dez nelores-mochos, é Luiz Carlos Marino, também de Avaré (SP). Entre os animais de seu rebanho, levará o líder do ranking nacional, na categoria macho adulto, Cadiz, de 35 meses. ´É a última exposição dele. Espero que ele feche com chave de ouro sua participação no ranking.´ Sobre a participação dos nelores-mochos na Feicorte, Marino acredita que será bastante representativa e, segundo Daniella, da ACNB, ´pode superar 200 animais´.

Além disso, Marino anima-se com a possibilidade de congregar vários criadores de nelore-mocho do Estado, o maior pólo criador da raça no País. ´Aproveitaremos o evento para nos atualizar e trocar idéias´, diz.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Regional será obrigatória para os mocheiros
Foto 1. Regional será obrigatória para os mocheiros (Fábio Fatori / ACNB)


Fonte: O Estado de São Paulo / Agrícola / Seção Nelore do Brasil

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress