Nelore do Golias – Guia de marcas de carne de qualidade

Categoria: Marca de Carne

A Nelore do Golias é uma marca de carne oriunda do projeto de mesmo nome.

Desde 1990 na Fazenda S. Sebastião em Santo Antônio do Aracanguá (SP), de propriedade de Fabio Souza de Almeida,  iniciou-se a seleção do plantel que deu origem ao Projeto Nelore  do Golias. Faltava no entanto algo que diferenciasse o trabalho de todos os outros em andamento no País.

Foi então que surgiu, de visitas e conversas com Ovídio  Carlos Miranda de Brito, a ideia de resgatar a linhagem do genearca Golias cujos descendentes, embora em limitado número, apresentavam excelentes índices de seleção para qualidade de carcaça. 

O genearca Golias não congelou sêmen. Produziu 27 filhos machos com RGD, dos quais apenas 10 coletaram sêmen.  Iniciou-se então um verdadeiro trabalho de garimpagem em busca de verdadeiros diamantes representados pela produção de seus filhos que uma vez obtidos se transformaram em um tesouro genealógico e na real base do Projeto Nelore do Golias.

A partir de 2003, a empresa começou a adquirir  matrizes com predominância de sangue Golias no mercado com ênfase ao plantel de Francisco Alves Linhares Neto (Kataco), que desenvolvia um trabalho de endogamia com o touro Freguês da Santa Cecília e cujas filhas têm fertilidade e habilidade materna excepcionais. A ideia começou a materializar-se. A meta de chegar ao máximo possível de sangue do Golias através de cruzamentos endogâmicos pôde enfim deslanchar. Através dos procedimentos de Fertilização “in vitro” (FIV) acelerou-se a busca pelo resgate da linhagem. Em 2007 o saudoso patriarca Torres Homem Rodrigues da Cunha e seu filho José Carlos Prata Cunha cederam gentilmente o uso da marca Golias, hoje registrada no INPI e como sufixo na ABCZ.

Em 2008, a zootecnista Marina de Nadai Bonin, durante seu trabalho de mestrado na USP-Pirassununga, após avaliar progênies dos 13 maiores genearcas formadores da base genética do Nelore no Brasil, em características de carcaça, ela constatou que os filhos de Golias apresentavam médias superiores para área de olho de lombo (AOL) e marmoreio.

Por isso, nesse ano, começou uma nova e decisiva fase do Projeto Nelore do Golias. Eram necessários novos investimentos.  A envergadura e o tamanho da empreitada assim o exigia. Cerca de 400 prenheses de FIV anuais necessitavam espaço e estrutura física e humana, foi aí que o Condomínio Teles de Menezes se incorporou ao Projeto, viabilizando seu florescimento. O núcleo do rebanho (32 vacas, 20 bezerras e 2 touros) foi transferido para a Fazenda Água Branca, em Birigui(SP), a 5 km do  perímetro urbano de Araçatuba.

Em 2018, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) certificou a Nelore do Golias como a primeira marca de carne Nelore do seu novo programa de qualidade, oficializado pela Plataforma de Qualidade da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Alguns cortes da marca:

Contatos:

https://www.instagram.com/neloredogolias/

www.neloredogolias.com.br

Fonte: Nelore do Golias.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar