Reposição Fêmea Nelore – 09-12-2013
10 de dezembro de 2013
Toda liderança precisa ter um bom relacionamento com a sua equipe, é um aprendizado constante – Guilherme Tonhá (Profissional – MT)
11 de dezembro de 2013

Não podemos ser uma atividade de lucros marginais no agronegócio – Fernando Costabeber (Terminador – Invernista a Pasto)

BeefPoint lança seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.

A premiação será durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que vai reunir mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores será no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Fernando Costabeber, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil, na categoria Terminador – Invernista a Pasto.

foto Fernando 2

Fernando Costabeber é médico veterinário pela UFSM, especialista em nutrição animal (UFRGS) e terminador de Angus em São Sepé, RS.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Fernando Costabeber: Ter uma lucratividade pelo uso da terra competitiva com a produção de grãos. Não podemos ser uma atividade de lucros marginais no agronegócio.

BeefPoint: O que o setor poderia, deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Fernando Costabeber: Tornar-nos agricultores de pasto. Usarmos a tecnologia disponível para aumentarmos as cargas e os ganhos de peso com grande consequencia no desfrute. Os pastos devem ser tratados com o mesmo nível tecnológico das culturas de grãos.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Fernando Costabeber: Deixar de ser agricultor de grãos e centrar tempo, homens, máquinas e capital na pecuária de corte. E os resultados serem os melhores.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Fernando Costabeber: Temos trabalhado com muitas ferramentas utilizadas no Uruguai, mas algumas resultaram em fracasso, como a alfafa. Uma cultura cara, que sucumbiu frente às invasoras gaúchas, como o capim annoni.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Fernando Costabeber: Aumento de carga, a maior ferramenta no incremento da lucratividade, pela diluição dos custos fixos.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Fernando Costabeber: O desenvolvimento de uma marca de carne, de animais de nossa fazenda, permitindo aos consumidores saberem a origem do grande prazer que desfrutam.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Fernando Costabeber: Tem de ter vocação, sentir prazer, preferir viver no campo do que nas cidades. Ambição, busca de conhecimento, trabalho, são características pessoais. Estes serão o futuro do negócio. Os outros ficarão à margem.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Fernando Costabeber: Vejo que os melhores exemplos são de pessoas que não tem tradição na área. Não só empresários urbanos, mas principalmente produtores de grãos de sucesso, que tratam a pecuária com as mesmas ferramentas da agricultura.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Fernando Costabeber: No Rio Grande do Sul temos vários exemplos de sucesso, na maioria dos casos agricultores de famílias de origem humilde e que se tornaram referencia em pecuária, como Pötter, Arns, Coradini e muitos outros.

BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil?

Fernando Costabeber: Temos procurado inovar. Aproveitar o melhor do Rio Grande do Sul, seu clima, raças, pastos, gente. Produzimos o melhor ingrediente possível para a maior de nossas tradições. O bom churrasco.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Fernando Costabeber: A longo prazo, não tem sentido a produção de um insumo ser mais lucrativa do que o produto final a que este insumo se destina. Os altos preços da soja, são causados pela forte demanda para produção de carne na China. O mercado buscará este equilíbrio.

BeefSummit Brasil

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto (CCRP)
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto – SP
Site do evento

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress