Maggi assina protocolo para agilizar importação de insumos agropecuários
26 de outubro de 2017
CPI de MS e JBS assinam acordo
26 de outubro de 2017

Múltis anunciam apoio a campanha de desmatamento zero no Cerrado

Um grupo de 23 companhias globais anunciaram hoje, em Londres, apoio ao Manifesto do Cerrado, lançado em setembro por mais de 40 organizações ambientalistas para pôr fim ao desmatamento do segundo maior bioma brasileiro. Entre as empresas signatárias estão Walmart, Unilever, Nestlé, McDonald’s, Carrefour, Ajinomoto, Mars, Nutreco, Kellogg e Colgate-Palmolive.

Em carta conjunta, as empresas declaram que comprometem-se a trabalhar com as partes interessadas locais e internacionais para cessar o desmatamento e a perda de vegetação no Cerrado.

“Trata-se de uma clara sinalização aos fornecedores dessas empresas de que o mercado não aceitará mais produtos com origem no desmatamento, seja na Amazônia ou no Cerrado. Esperamos que o próximo passo seja o anúncio de políticas concretas de compra alinhadas ao critério do desmatamento zero no Cerrado”, afirmou Cristiane Mazzetti, da campanha de Florestas do Greenpeace Brasil.

No manifesto, as organizações também cobram que o governo cumpra os compromissos internacionais assumidos no Acordo de Paris, crie áreas protegidas e garanta o direito à terra para comunidades tradicionais, povos indígenas e pequenos agricultores.

Segundo os ambientalistas, o simples cumprimento da legislação não garantirá a proteção do Cerrado, já que cerca de 40 milhões de hectares ainda podem ser legalmente desmatados. “Considerando que a principal causa da destruição do bioma é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa, é fundamental o compromisso das empresas que compram soja e gado produzidos no Cerrado com o fim do desmatamento”, afirma Cristiane.

Por mais de dez anos, as taxas de desmatamento no Cerrado superaram as da Amazônia, tornando esse ecossistema um dos mais ameaçados do planeta. Entre 2013 e 2015, o Brasil destruiu 18.962 km2 do bioma.

Fonte: Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress