Trabalho para avaliar a viabilidade econômica de sistemas que adotam os conceitos de BEA – Celso Lemme [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]
17 de abril de 2014
Roberto Carlos deixa de aparecer em anúncios de marca de carne
17 de abril de 2014

Muitas pessoas acham que manejo racional é trabalhar com bandeiras no curral, quando na verdade isso é apenas uma ação dentro de várias outras – Fernanda Macitelli [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]

BeefPoint realizará um grande evento – BeefSummit Bem-estar Animal -,  no dia 8 de maio de 2014, no Centro de Convenções do Ribeirão Shopping, na cidade de Ribeirão Preto/SP.

O evento terá a participação especial de Temple Grandin – pesquisadora que é referência mundial em bem-estar animal. Além de palestras inovadoras, com o Prof. Mateus Paranhos da Costa e pecuaristas que são referência nas práticas de bem-estar animal no Brasil.

Estes profissionais irão compartilhar casos de sucesso e aprendizados nesta área que cresce, a cada dia, dentro da cadeia produtiva da carne. E para fechar o dia com chave de ouro realizaremos a entrega do Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal, que irá homenagear pecuaristas, profissionais, vaqueiros e pesquisadores que são referência em bem-estar no Brasil.

O público escolherá por meio de votação online, o vencedor de cada categoria. Assim, para você – leitor BeefPoint -, conhecer melhor os indicados, nós preparamos uma entrevista com cada um deles!

Conheça Fernanda Macitelli Benez, finalista na categoria Professor/Pesquisador Referência em Bem-estar Animal.

Captura de Tela 2014-04-11 às 13.57.24

Fernanda Macitelli é zootecnista formada na Unesp – Jaboticabal/SP em 1999, mestre em Zootecnia – Nutrição de Ruminantes -, em 2003, pela mesma universidade. Trabalhou 8 anos administrando as fazendas de um grupo no Mato Grosso (cria, recria e engorda), é pecuarista e há três anos professora da UFMT – Rondonópolis/MT, além de ser doutoranda em comportamento e bem-estar animal da Unesp – Jaboticabal/SP. Atualmente, seu principal foco de estudo são práticas de manejo que melhorem o bem-estar de bovinos de corte confinados.

BeefPoint: Com base em suas pesquisas, o que você implementou de diferente na pecuária brasileira e no quesito bem-estar animal, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Bem-estar Animal?

Fernanda Macitelli: Minhas pesquisas nessa área são recentes e ainda estão engatinhando quando comparadas a de outros pesquisadores. Os últimos estudos do meu grupo com confinamento, temperamento e manejo pré-abate de bovinos de corte podem ser os responsáveis por essa indicação!

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.12.24

BeefPoint: Na sua opinião, o que pode ser feito para diminuir a distância da pesquisa com a prática vivenciada no campo?

Fernanda Macitelli: Publicação em revistas de extensão, encontros regionais como os promovidos pelo BeefPoint, parcerias com associações e sindicatos para promover dias de campo, além de publicações em sites de pecuária.

BeefPoint: Quais suas linhas de pesquisa? O que lhe traz mais resultados?

Fernanda Macitelli: O foco atual é estudar técnicas de manejo que melhorem o bem-estar dos bovinos confinados e possam ter efeito na produção. Temos estudado ainda o temperamento e o manejo pré-abate dos bovinos e seu efeito na qualidade da carne.

BeefPoint: Qual a aceitabilidade dos pecuaristas quanto a adoção de novas técnicas de manejo em suas propriedades, principalmente as focadas no manejo racional?

Fernanda Macitelli: A aceitabilidade vem sendo crescente, principalmente depois que as pessoas percebem melhora não só no manejo no curral, como no comportamento dos animais e na redução nos riscos de acidente.

Muitas pessoas acham que manejo racional é trabalhar com bandeiras no curral, quando na verdade isso é apenas uma ação dentro de várias outras. O manejo racional é muito mais complexo e deve ser um princípio dentro da propriedade, onde todos os manejos realizados com os animais levam em consideração seu comportamento e o bem-estar dos mesmos e dos trabalhadores.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária brasileira hoje?

Fernanda Macitelli: Produzir de maneira sustentável e rentável.

BeefPoint: Qual inovação e/ou novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?

Fernanda Macitelli: As inovações na pecuária nos últimos dez anos foram grandes, destacando a crescente implantação do sistema de integração lavoura-pecuária, o maior emprego da inseminação artificial em tempo fixo – IATF e claro o aumento da conscientização quanto ao bem-estar dos animais.

BeefPoint: Quais seus planos em 2014?

Fernanda Macitelli: Realizar mais um estudo em confinamento, dessa vez considerando a familiarização dos lotes antes de entrarem no confinamento e qual o efeito dessa prática no período de adaptação dos animais ao sistema. Pretendemos ainda firmar parcerias com produtores e frigoríficos para avaliação do efeito do manejo pré-abate na qualidade da carne.

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.12.46

BeefPoint: Qual o maior exemplo de professor/pesquisador que trabalha com bem-estar animal? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Fernanda Macitelli: Existe mais de uma pessoa que admiro e me espelho, afinal cada uma estuda uma área e contribui com as pesquisas de forma ímpar. Assim, o que mais me impulsiona é acompanhar os trabalhos de pesquisadores que conseguem levar aos produtores os resultados de suas pesquisas. Alguns exemplos são: Mateus Paranhos da Costa, Temple Grandin e Neville Gregory.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Fernanda Macitelli: Se preocupar com o bem-estar dos animais não é algo romântico e sem aplicabilidade, e sim uma ferramenta que pode auxiliar na produtividade e qualidade do produto, assim como outras áreas como a nutrição, genética e sanidade.

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.10.50

Confira outras entrevistas com Fernanda Macitteli no BeefPoint:

A diferença talvez esteja no nosso constante esforço em mudar as pessoas para depois percebermos mudanças nos animais – Adalberto e Fernanda Macitteli Benez

Fernanda Macitelli: planejem bem suas ações e estejam atentos às necessidades dos animais

O manejo pré-abate é de responsabilidade de ambos, do produtor e do frigorífico – Mateus Paranhos e Fernanda Macitelli, Grupo ETCO

Confira outras fotos que ilustram o trabalho desenvolvido por Fernanda Macitelli:

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.12.16

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.10.57

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.10.42

Captura de Tela 2014-04-11 às 14.14.54

Conheça melhor o BeefSummit Bem-Estar Animal!

555x90-Bem-estar

Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal – Vote agora em quem é referência no Brasil!

450x90

Quer ganhar um convite? Participe da promoção de fotos BeefSummit Bem-estar Animal!

CONCURSO-DE-FOTOS---555X90

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress