Resumo das notícias do mercado pecuário 03-10-2011 BeefPoint
3 de outubro de 2011
Mercados Futuros – 03/10/11
4 de outubro de 2011

Mudanças no regulamento do Ranking Nacional ACNB fortalece a competição

Retorno do Nelore Mocho, novos requisitos para a inscrição dos animais e alteração na ordem dos julgamentos são algumas das novidades para o Ranking Nacional ACNB 2011/2012.

Já começaram as disputas da 19ª edição do Ranking Nacional ACNB e algumas mudanças foram instituídas no regulamento geral do campeonato pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB com o objetivo de fortalecer a competitividade entre os participantes.

As novidades envolvem alterações nos requisitos para a inscrição dos animais nas exposições e nos critérios para a formação e contabilização das pontuações das progênies. Ordem dos julgamentos, cálculo do índice das exposições e mecanismo de indicação dos jurados também foram modificados.

Uma das mudanças anunciadas antes do término do Ranking Nacional 2010/2011 foi o retorno do Nelore Mocho no julgamento exclusivo ou em conjunto com o Nelore. Os criadores, expositores e animais Nelore Mocho poderão disputar simultaneamente os campeonatos nacionais e regionais Nelore e Nelore Mocho. Foi determinado também que para serem aceitas as inscrições dos animais, os mesmos devem estar acompanhados com documento de Registro Genealógico de Nascimento (RGN) ou de Registro Genealógico Definitivo (RGD) onde conste o respectivo expositor como proprietário do animal.

Ficou estabelecido que os conjuntos Progênie de Pai e Progênie de Mãe serão julgados antes do início dos julgamentos das demais categorias e campeonatos, sendo que os animais que os compõem deverão ser julgados individualmente em suas respectivas categorias. A não participação do animal no julgamento de sua categoria anulará a pontuação conquistada pelo Conjunto Progênie do qual o mesmo foi membro.

“A constante evolução da raça, fruto do investimento feito pelos criadores, e do trabalho dos técnicos e jurados que atuam no direcionamento da seleção, requer que estejamos sempre atentos e dispostos a aplicar mudanças e promover evoluções nas regras que disciplinam os julgamentos e campeonatos de criadores, expositores e animais”, afirma Felipe Picciani, presidente da ACNB.

O regulamento geral do campeonato está disponível para download no www.nelore.org.br. Mais informações sobre como participar do Ranking Nacional ACNB podem ser obtidas pelo (11) 3293-8900 ou pelo e-mail rankingnacional@nelore.org.br, com Marcos Pertegato.

Ranking Nacional ACNB

O Regulamento Geral de Campeonatos e Competições Oficiais de Bovinos da Raça Nelore é o conjunto de normas que definem os critérios a serem adotados para exposições e campeonatos oficiais no Ano Calendário de Exposições (ACE), que compreende o período entre o dia 1º de outubro de um determinado ano até o dia 30 de setembro do ano subseqüente. Por meio da aplicação do regulamento é que são determinados os vencedores do Ranking Nacional da ACNB, que tem entre seus objetivos divulgar as qualidades da raça Nelore no país e no exterior, promover a confrontação de animais conforme categorias pré-determinadas, nas mais diversas localidades, com o intuito de se avaliar e evidenciar o desenvolvimento da raça.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress