Governo dos EUA confirma caso de gripe aviária em granja no Arkansas
16 de março de 2015
Assocon prevê crescimento do confinamento bovino em 2015
16 de março de 2015

MT: Indea libera emissão de GTA online para abate

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) anunciou nesta quarta-feira (11/3) a liberação para que o pecuarista realize o processo completo de emissão online das Guias de Trânsito Animal (GTAs) obrigatórias para a venda de animais para o abate. O processo inclui a autorização para animais cuja carne será exportada para a União Europeia (UE), bem como para o chamado Modelo B, documento no qual o pecuarista declara não utilizar alimentos de origem animal para alimentação de bovinos, obrigatório para a exportação a outros países.

Até agora, a GTA online era emitida apenas em escritórios do Indea. Desde dezembro de 2014 em testes, o processo restrito ainda aos animais a serem abatidos está disponível no Módulo do Produtor, no site do órgão de defesa agropecuária de Mato Grosso (www.indea.mt.gov.br). Segundo a médica-veterinária Daniella Soares de Almeida Bueno, diretora-técnica do Indea, além de agilizar a emissão das guias pelos pecuaristas, principalmente nos finais de semana e em feriados, quando os escritórios estão fechados, “a medida vai desafogar o atendimento e permitirá ao órgão ampliar a fiscalização sanitária”.

Entre janeiro e novembro ano passado, das 655.917 GTAs emitidas no Estado para o trânsito de bovinos 256.582 foram de animais para o abate e estariam enquadrados no novo processo completo de emissão da guia. Segundo Daniella, o processo de emissão online de GTAs deverá ser ampliado para negociações feitas entre dois pecuaristas. “Para o trânsito de animais entre Estados, ou mesmo para eventos com aglomeração de bovinos, o processo será mais complicado, pois é necessária a comprovação de vacinações e a realização de exames para detectar doenças”.

Fonte:  Revista Globo Rural, adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress