Mercado Físico da Vaca – 07/06/10
7 de junho de 2010
Mercados Futuros – 08/06/10
9 de junho de 2010

MT: Imea mostra preocupação com restrições russas

Nos últimos dias as notícias vindas de alguns parceiros comerciais do mercado da carne do Brasil não foram animadoras. A primeira foi sobre a suspensão por parte da Rússia e a segunda foi a medida, tomada pelo Mapa, que interrompeu o envio de carne industrializada para os Estados Unidos.

Nos últimos dias as notícias vindas de alguns parceiros comerciais do mercado da carne do Brasil não foram animadoras. A primeira foi sobre a suspensão por parte da Rússia de 8 frigoríficos brasileiros e a segunda foi a medida, tomada pelo Mapa, que interrompeu o envio de carne industrializada para os Estados Unidos.

A primeira notícia tem impacto direto nas exportações do Estado, uma vez que duas plantas que tiveram seus embarques interrompidos são de Mato Grosso, sendo uma em Pedra Preta e outra em Paranatinga. A Rússia é um dos principais destinos da carne mato-grossense e está sendo uma dos responsáveis pela recuperação no volume exportado do estado no pós-crise.

“A cada dia que passa as preocupações com relação à demanda internacional aumentam, pois além desses dois fatos pontais a conjuntura mundial ainda se mostra instável”, ressaltou o Boletim do Instituto Mato-grossense de Economia
Agropecuária (Imea).

As exportações para a Rússia de outubro de 2008 a abril deste ano tiveram uma representatividade média no embarque total de Mato Grosso de 28%, chegando a ter um participação de 54% em fevereiro de 2009. Apesar de se observar quedas pontuais de lá pra cá, como ocorrido nos meses finais de 2008 e 2009, no acumulado do período já foram embarcados, para este país, 85,63 mil toneladas de equivalente carcaça. Em junho de 2009 se notou um envio de 7,48 mil toneladas de equivalente carcaça, sendo o maior volume exportado em um mês no período. Nos dois últimos meses o país importou mais de 5 mil toneladas de equivalente carcaça, representando 30% do total exportado.

“Por conta da suspensão, as expectativas para os meses de maio e junho deste ano não são das melhores, ainda assim se espera que esta situação se reverta o mais rápido possível”, concluiu o Imea.

Estamos realizando a 8º edição da Pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos. Clique aqui para indicar confinamentos e concorra a DVDs com palestras dos eventos do BeefPoint.

0 Comments

  1. Mario Ribeiro Paes Leme disse:

    Já foram imformados do “porquê” da suspensão das suas exportações? Está faltando aquilo que nossos politicos deixam de fazer,pois me parece que “até”que vão lá perguntarem a causa de tudo isto,já se foram alguns R$ dos brasileiros embora do seu faturamento,e aí o FRIGORIFICO joga o preço para baixo, mais uma vez.

plugins premium WordPress