Mercado Físico da Vaca – 30/09/09
30 de setembro de 2009
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho (vídeo, slides e artigo)
2 de outubro de 2009

MT: Acrimat vai pedir prorrogação da redução do ICMS

Terminou nesta quarta-feira, 30 de setembro, a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a saída interestadual de gado em pé na região Nordeste de Mato Grosso. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) vai pedir a prorrogação mais uma vez. "Vamos pedir ao governo do Estado que esse benefício seja mais uma vez prorrogado, até que o abate nessa região se restabeleça com a volta do funcionamento dos frigoríficos. A situação vai ficar ainda mais delicada nesse final de ano, quando o número de boi gordo no mercado aumenta com a saída dos animais confinados", disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

Terminou nesta quarta-feira, 30 de setembro, a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a saída interestadual de gado em pé na região Nordeste de Mato Grosso.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) vai pedir a prorrogação mais uma vez. “Vamos pedir ao governo do Estado que esse benefício seja mais uma vez prorrogado, até que o abate nessa região se restabeleça com a volta do funcionamento dos frigoríficos. A situação vai ficar ainda mais delicada nesse final de ano, quando o número de boi gordo no mercado aumenta com a saída dos animais confinados”, disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

A redução do ICMS de 29% da base de cálculo do (ICMS), ou seja, de 7% para 3,5%, nas operações relativas a saídas interestaduais de gado em pé para abate, está em vigor desde o mês de abril deste ano. Os impactos dessa medida do governo estadual foram grandes nos 32 municípios da região beneficiada.

O levantamento solicitado pela Acrimat ao Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), mostra que em janeiro deste ano 1.288 animais foram abatidos fora de Mato Grosso e em julho esse número aumentou para 6.186 cabeças, registrando uma alta de 380%, o que representa 4.898 animais a mais.

“Diante desses números, acreditamos que o governo vai se sensibilizar mais uma vez e prorrogar a redução do ICMS. Aquela região não tem onde abater seu gado em Mato Grosso e ser competitivo. A única alternativa é levar o gado para outros estados, mas se não tiver esse beneficio, também se torna inviável economicamente”, disse o superintendente da Acrimat.

A medida beneficia os municípios de Água Boa, Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Gaúcha do Norte, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Vila Rica, Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Araguainha, Santo Antônio do Leste, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Aripuanã e Colniza.

As informações são da Acrimat, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress