Reposição Fêmea Nelore – 30/07/08
30 de julho de 2008
Nelore Brasil: Manejo de pré abate é fundamental para produzir carne de qualidade (Vídeo)
1 de agosto de 2008

MS recupera status com ações do setor público e privado

O governador André Puccinelli afirmou, na manhã de ontem (30), durante evento na Capital, que o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecendo Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação deve chegar até sexta-feira (1). Agora, a expectativa do governador é de que - até o final do ano - o Estado consiga o certificado da União Européia. "Se Mato Grosso do Sul conseguir o certificado, pode ser o quarto Estado do Brasil a exportar para a União Européia", garante.

O governador André Puccinelli afirmou, na manhã de ontem (30), durante evento na Capital, que o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconhecendo Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação deve chegar até sexta-feira (1). Agora, a expectativa do governador é de que – até o final do ano – o Estado consiga o certificado da União Européia. “Se Mato Grosso do Sul conseguir o certificado, pode ser o quarto Estado do Brasil a exportar para a União Européia”, garante.

De acordo com Puccinelli, o Estado vem exportando para o Egito, Iraque e alguns países da África, já acessando 36 mercados. Para o governador, o impacto na arrecadação estadual com o reconhecimento do Estado de área livre de aftosa com vacinação deve ocorrer no próximo ano. “Com a aftosa, a arroba do boi no Estado perdeu valor e chegou a R$ 65,00; com o certificado da OIE, a arroba do boi deve subir”, avalia.

Com o segundo maior rebanho de bovinos de corte do País, Mato Grosso do Sul tem no agronegócio seu maior alicerce econômico. Em outubro de 2005, o Estado foi surpreendido pela ocorrência de febre aftosa no rebanho bovino de municípios na fronteira com o Paraguai (Eldorado, Mundo Novo e Japorã). Na época, 1.268 propriedades foram interditadas e 34.332 animais foram sacrificados, trazendo transtornos e prejuízos incalculáveis aos produtores da região e do Estado, não só pelas medidas sanitárias executadas, como pelas restrições comerciais e desaceleração econômica instalada.

Já no atual governo, uma série de procedimentos técnicos foi tomada por determinação do Ministério da Agricultura (MAPA), com objetivo de baixar a carga viral circulante e instalar um processo de gestão sanitária na fronteira.

Na seqüência também se procederam outras ações, entre as quais se destacam: vacinação assistida de todos os animais de 0 a 12 meses nos municípios de fronteira; vigilância sanitária ostensiva em todas as propriedades na faixa de fronteira; recadastramento de todas as propriedades nos municípios daquela região; identificação individual de todos os animais susceptíveis à febre aftosa nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã; reestruturação e reativação de 16 postos fixos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), além da instalação de unidades de fiscalização móveis; sorologia foi realizada em todo o Estado; o trânsito de animais ficou restrito e foi realizada a atualização cadastral de todas as propriedades rurais nos municípios da fronteira.

Além disso, também foram intensificados os trabalhos de vacinação oficial assistida contra a febre aftosa nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo; realização de embarque oficial acompanhado das cargas de animais com origem nos municípios de fronteira; intensificação da vigilância sanitária sobre o trânsito de animais nas estradas da região de fronteira, por meio de barreiras volantes; incremento das ações de educação sanitária na região de fronteira, em articulação com os conselhos municipais de saúde animal, prefeituras municipais, associações de classe e universidades; viabilização de recursos junto ao governo federal, Medida Provisória de R$ 45 milhões, para indenizações dos animais abatidos e para a execução de ações de defesa e vigilância sanitária.

Visando dar assistência aos produtores daqueles municípios, foi criada uma linha especial de crédito junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para adequação do sistema de produção pecuário na região de fronteira; infra-estruturalmente o governo estadual adquiriu lanchas, veículos e containers para os trabalhos de fiscalização na ZAV (Zona de alta vigilância), totalizando estes 53 unidades; foram admitidos 50 novos servidores (sendo desses 25 médicos veterinários, e os demais agentes de serviços agropecuários – nível médio) para atuarem na Iagro; também foram contratados, por excepcionalidade, 176 agentes agropecuários – nível médio – para atuação exclusiva na ZAV.

As informações de Cristiane Sandim (Seprotur) e Lucinéia Ramos (Subsecom/Segov).

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress