Mercado Físico da Vaca – 12/11/09
12 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 13/11/09
16 de novembro de 2009

MS: Maria Cristina Galvão é a nova diretora da Iagro

Com a meta de consolidar, aprimorar e implantar um novo patamar qualitativo e administrativo à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a médica veterinária Maria Cristina Galvão Carrijo tomou posse no órgão. Encerrando a solenidade, a diretora-presidente da Iagro anunciou a prorrogação da etapa de vacinação contra febre aftosa na ZAV até o dia 30 de novembro.

Com a meta de consolidar, aprimorar e implantar um novo patamar qualitativo e administrativo à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a médica veterinária Maria Cristina Galvão Carrijo tomou posse no órgão. A nova gestora foi apresentada nesta quinta-feira (12) à diretoria e servidores da Agência pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Segundo a secretária da Seprotur, a médica veterinária com ampla experiência profissional no setor privado e público, dará continuidade aos trabalhos de excelência já implementados pela Iagro, como ocorrem na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), que, inclusive, possui reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Tereza Cristina também revelou que o desejo do governador André Puccinelli ao conduzir a nova gestora, é que o órgão possa implantar uma gestão moderna a frente dos serviços de defesa sanitária. Para a secretária, a nova diretora demonstra esta preocupação e possui os requisitos almejados. “Temos consciência da grandeza e qualidade da Iagro, e vivenciamos isto quando implantamos a ZAV, que muitos achavam que nunca conseguiríamos fazer, e fizemos”, e acrescentou, “agora, precisamos manter o que conquistamos e levar adiante estes avanços para a região do planalto”.

Um dos projetos que a Iagro deverá implementar nesta nova gestão será justamente estabelecer um moderno calendário sanitário para o Estado. Tereza espera aproximar ainda mais o órgão oficial dos produtores. “Este processo é importante, principalmente para os pequenos, afinal, temos quase 70 mil famílias de produtores da agricultura familiar, e precisamos criar uma espécie de extensão veterinária, aos moldes do que é feito pela Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)”.

Durante seu discurso aos funcionários da Iagro, Maria Cristina enfatizou o trabalho em equipe e prometeu vestir a camisa do Estado, focando seus esforços na modernização administrativa. Ela também pretende fazer com que o órgão veja o produtor como um cliente, fazendo o que é possível e legal para atendê-lo . “Este é um trabalho que faremos juntos, e contaremos com o apoio da secretária Tereza Cristina e do governador”, declarou.

Prorrogação da etapa de vacinação contra aftosa na ZAV

Encerrando a solenidade, a diretora-presidente da Iagro anunciou a prorrogação da etapa de vacinação contra febre aftosa na ZAV até o dia 30 de novembro. Segundo a Portaria/Iagro/MS n.º 1.905, que será publicada no diário oficial do Estado nesta sexta-feira (13), o novo prazo obedece as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e atende as demandas operacionais da Iagro.

Desta forma, fica prorrogada por mais 15 (quinze) dias, a etapa de vacinação na Zona de Alta Vigilância, de 15 de novembro de 2009 para 30 de novembro de 2009. De acordo com Maria Cristina Galvão, já foram vacinados 60% dos quase 800 mil animais existentes nos municípios que compõe a ZAV (Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Ponta Porã, Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Corumbá, Sete Quedas, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos).

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress