Mercado Físico da Vaca – 15/01/10
15 de janeiro de 2010
Danilo Grandini: avaliação do confinamento e do mercado
19 de janeiro de 2010

MS está otimista com abertura do mercado chinês

Nesta semana a Embaixada Brasileira em Pequim, capital chinesa, enviou documento ao governo do Estado em que o país asiático reconhece as áreas livres da febre aftosa do Brasil, de acordo com a Organização Internacional e Epizootias. "É muito importante para o Brasil e para Mato Grosso do Sul este reconhecimento. A China é um mercado potente e que está começando a consumir carne bovina, o que não era tradicional. Ficamos satisfeitos e esperançosos para conquistar este mercado", afirma Tereza Cristina Correa da Costa Dias, secretária de Produção e Turismo.

Nesta semana a Embaixada Brasileira em Pequim, capital chinesa, enviou documento ao governo do Estado em que o país asiático reconhece as áreas livres da febre aftosa do Brasil, de acordo com a Organização Internacional e Epizootias.

Mato Grosso do Sul está incluído na lista, pois recuperou o status de área livre com vacinação em julho de 2008. “Com o reconhecimento, o Estado tem passe livre para exportar carne bovina ao principal mercado consumidor do planeta, com população de 1,3 bilhão de habitantes”, informa a assessoria de imprensa do governo.

No documento o Embaixador Clodoaldo Hugueney ressalta que “com a elevação do padrão de vida, o consumo de carne tem aumentado na China” e fala que “espera-se para os próximos anos um grande crescimento das importações chinesas de carne”.

“É muito importante para o Brasil e para Mato Grosso do Sul este reconhecimento. A China é um mercado potente e que está começando a consumir carne bovina, o que não era tradicional. Ficamos satisfeitos e esperançosos para conquistar este mercado”, afirma Tereza Cristina Correa da Costa Dias, secretária de Produção e Turismo.

A secretária dá como fatores determinantes para a decisão da China as ações de controle e trânsito de animais, sobretudo em regiões de fronteira, e qualidade da carne. Atualmente, Mato Grosso do Sul é o 2º no Brasil em rebanho de fêmeas.

Das 4.424 toneladas de carne bovina importadas pela China em 2008, 55% vieram da Austrália, 40% do Uruguai e 5% da Nova Zelândia, com o Brasil exportando apenas 33 toneladas. No primeiro semestre do ano passado, foram importadas 6.001 toneladas, sendo 412 do Brasil.

O governador André Puccinelli recebe nesta segunda-feira (18), às 16h, a delegação da Câmara de Promoção de Ciência e Finanças de Shangai, cidade chinesa. A intenção da visita a Mato Grosso do Sul, que vai até dia 20 de janeiro, é estreitar laços e firmar parcerias com empresários e produtores dos setores da agricultura, pecuária, agroenergia, indústria e tecnologia.

A Seprotur está agilizando o agendamento de visitas à instituições de pesquisa, empresas e propriedades ligadas à produção de grãos, carnes e açúcar e álcool. Participam do encontro a secretária de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o presidente da Câmara Brasil-China do Rio de Janeiro, Charles Tang.

As informações são do Campo Grande News e MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress