A história do Pecuarista Brasileiro
28 de setembro de 2011
Aftosa: gado solto aponta falhas no controle na região de fronteira
28 de setembro de 2011

MS diz que não é preciso antecipar vacinação de gado

Estado avalia que o gado já foi vacinado em novembro de 2010 e maio deste ano com uma cobertura vacinal de 99% na região de fronteira. Após conversas com o Ministério da Agricultura, foi concluído que a cobertura vacinal é mais do que suficiente.

A secretária de Produção e Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa, disse que não há “explicação técnica” nem necessidade de antecipar a vacinação de novembro para outubro no Estado do Mato Grosso do Sul. A possibilidade foi aventada pelo ministro da Agricultura Mendes Ribeiro esta semana como uma forma de prevenir o contágio do rebanho brasileiro após o surgimento de um foco de febre aftosa no departamento de San Pedro, no Paraguai.

“Avaliamos que o gado já foi vacinado em novembro de 2010 e maio deste ano com uma cobertura vacinal de 99% na região de fronteira”, disse a secretária. “Durante as conversas com o Ministério da Agricultura, chegamos à conclusão de que a cobertura vacinal é mais do que suficiente”, afirmou. “Caso mudemos de ideia, o Estado é independente para tomar essa atitude. Mesmo assim estamos trabalhando em conjunto e temos toda a estrutura pronta para antecipar, caso necessário”, disse.

O Ministério da Agricultura informou ontem que decidiu sacrificar os animais encontrados soltos no lado brasileiro da fronteira com o Paraguai, que tenham brincos de identificação paraguaios.

O presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa-Sindical), Wilson Roberto de Sá, reconheceu as deficiências na fiscalização da fronteira. “O problema do tráfego de animais na fronteira está acontecendo e é uma preocupação de todos, inclusive dos fiscais”.

Segundo ele, o número de fiscais agropecuários na região do MS é insuficiente e os recursos também chegam muito devagar. “Temos notícias que os funcionários do Iagro não possuem recursos”, disse Wilson. Maria Cristina Carrijo, diretora-presidente do Iagro, negou as informações. Segundo ela, a entidade recebeu R$ 16 milhões do Ministério da Agricultura em agosto. “Não tem essa conversa de estar sem recurso, não”.

Fonte: jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. EDUARDO PICCOLI MACHADO disse:

    Uma verdade que sempre escutei é que a aftosa no Paraguay e norte da Argentina é endemica. Para vírus não existe barreira sanitária, anda mais quando a fiscalização é ineficiente. A aftosa é somete uma barreira comercial,inventada pelos ingleses, que sofreram a contaminação de seu rebanho por carne com osso importada da Argentina há 80 anos atrás. Não existem relatos clínicos de contaminação para o ser humano. O Paraguay virou trader de carne somente pelo praço baixo e não por qualidade, agora os Russos e Arabes que levantaram este mercado alternativo que paguem o verdadeiro valor da proteina bovina.

  2. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Eduardo,

    Um detalhe importante, é que pré-aftosa, o preço do gado paraguaio estava mais alto que o boi brasileiro, em especial do MS e RS. Ou seja, as exportações não estavam embasadas apenas em preço baixo.

    Em relação a aftosa como barreira sanitária, concordo com você.

    Abs, Miguel

  3. Rodrigo Paniago disse:

    As ações do governo até o momento são ineficazes. Como controlar tráfico de armas, drogas e agora bois numa fronteira seca enorme com o mesmo efetivo policial?

    Saiu nota do MAPA dizendo que não irão antecipar a vacinação, mas também para uma faixa de fronteira só de 15 km não surtiria efeito mesmo!

    Saudações,

    Rodrigo Paniago

  4. PONDEROSA ANGUS RANCH disse:

    Pessoal,
    Estive esta semana em varias estradas do RS e a todo tempo barreiras do exército…..abordando tudo que era coisa….eu depois perguntei se haveria alguma manobra nas fronteiras para a questão da Aftosa e disseram que sim, mas não sabiam do que se tratava……Pode?
    Abraço

    OBS: Ribamar e Gilete, abraço pro ceis…..Omazzo

plugins premium WordPress