Mercado Físico da Vaca – 16/03/10
16 de março de 2010
Mercados Futuros – 17/03/10
18 de março de 2010

MS: Câmara Setorial de bovinos tem novo coordenador

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) deu posse ontem (16) pela manhã ao novo coordenador da Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura do Estado. No lugar do médico veterinário Alexandre Scaff Raffi quem assume é o engenheiro agrônomo José Lemos Monteiro.

A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) deu posse ontem (16) pela manhã ao novo coordenador da Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura do Estado. No lugar do médico veterinário Alexandre Scaff Raffi quem assume é o engenheiro agrônomo José Lemos Monteiro. A posse ocorreu durante reunião do grupo que discutiu ainda linha de crédito para o setor frigorífico e a elaboração de uma lei estadual para certificação de produtos de origem animal e vegetal.

A transferência do cargo, considerada de praxe pela Secretária, em nada virá a prejudicar o andamento dos importantes trabalhos desenvolvidos pela Câmara. “A transferência de coordenação vem, em caráter de renovação, agregar mais experiência no desenvolvimento operacional da mesma que, por ser um ‘instrumento’ consultivo, é de onde nascem importantes projetos estruturantes para o setor”, explicou ela ao indicar vários dos trabalhos já realizados pela Câmara, a exemplo da criação do Grupo Consultivo de Identificação Animal para o Mato Grosso do Sul – iniciado em agosto de 2009 que estudou e elaborou um importante projeto para identificação visual e eletrônica do rebanho bovino do Estado.

Alexandre Scaff Raffi relatou durante a reunião, antecedendo a transferência do cargo, um balanço positivo das ações conduzidas pelo grupo nos últimos três anos. No cargo desde 2007, ele lembrou que entre os avanços estão o fortalecimento da câmara como fórum consultivo institucional, atuando efetivamente nos debates e discussões setoriais, principalmente nas ações voltadas ao fomento, defesa e vigilância sanitária, e rastreabilidade animal. “Todas as instituições representadas tiveram grande empenho nestes trabalhos”, declarou.

Quanto ao futuro, Alexandre – que também ocupa a vice-presidência da Associação do Novilho Precoce/MS – aponta grandes desafios para o setor, mas acredita que será possível superá-los com diálogo e trabalho. “O setor deve assegurar a consolidação do sistema nacional e estadual de rastreabilidade animal. É imprescindível a aproximação do setor produtivo com a indústria e varejo. Ações direcionadas à valorização da atividade, principalmente quanto a sua rentabilidade, devem ser contínuas assim como o aprimoramento de medidas sanitárias de controle e fiscalização, e também tecnológica”, sugere Raffi.

Já para o novo presidente – que deixou há menos de um mês a presidência do Sindicato Rural de Campo Grade, cargo que ocupou desde 2007, e que atualmente também ocupa a coordenação da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) – “a Câmara continuará seus trabalhos com o espírito de boa vontade já impresso pelo companheiro Alexandre Raffi [que continua na Câmara]. E claro, vamos de imediato agendar uma reunião para que eu possa ter maior conhecimento dos trabalhos já em andamento pelo grupo”, frisou José Lemos.

Quanto à linha de crédito, o secretário-executivo do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CEIF/FCO), Jerônimo Chaves Alves, que também é superintendente de Agropecuária da Seprotur, explicou que tal recurso já existe no âmbito do Fundo favorecendo frigoríficos que pretendam implementar, reformar e/ou construir sala de desossa. Quanto à lei estadual para certificação, o consultor agrícola Ruy Schardong apresentou uma proposta que deve ser encaminhada e discutida, segundo o coordenador da Câmara, junto a Famasul.

A câmara é composta pela OCB/MS, Acrissul, Agraer, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, Banco do Brasil, CRMV/MS, Embrapa CPAO, Embrapa Gado de Corte, Famasul, Iagro, Sebrae, Sefaz, Semac/Sucitec, Senar, Sicadems, Sindivet, Somvet, SFA, Sest/ Senat, UEMS, UCDB, UFMS, UNIDERP.

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress