Atacado – 20/10/08
20 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 21/10/08
22 de outubro de 2008

MS aguarda 3 missões internacionais até o final do ano

Três missões de técnicos estrangeiros virão para o Mato Grosso do Sul neste ano, para verificar as condições sanitárias do rebanho, segundo o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. Uma é da Europa, outra da China e também haverá mais uma missão, do Chile. Bacha afirma que está tranqüilo quanto ao que os técnicos verificarão in loco. "Eles vão gostar do que vão ver", garante.

Três missões de técnicos estrangeiros virão para o Mato Grosso do Sul neste ano, para verificar as condições sanitárias do rebanho, segundo o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. Uma é da Europa, outra da China e também haverá mais uma missão, do Chile. Bacha afirma que está tranqüilo quanto ao que os técnicos verificarão in loco. “Eles vão gostar do que vão ver”, garante.

A primeira missão a chegar, na próxima semana, é da China. O país mais populoso do planeta é hoje o maior comprador de produtos de Mato Grosso do Sul, respondendo por 22% do total vendido pelo Estado de janeiro a setembro.

A UE (União Européia) anunciou recentemente que em novembro deve retomar as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, após 3 anos de suspensão por conta da ocorrência dos últimos focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O mercado é visado porque compra cortes nobres e paga melhor que outros pelo produto.

Quanto ao Chile, Bacha disse que é um mercado promissor e também bom remunerador, que ainda não estabeleceu parceria comercial para compra de carne de Mato Grosso do Sul. Também está prevista a vinda de uma missão da OIE (Organização Internacional de Epizootias), mas não deve ser nesteano.

A matéria é de Fernanda Mathias e Paulo Fernandes, do Campo Grande News, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Otávio Hermont Cançado disse:

    Isto representa um avanço não só do Mato Grosso do Sul no trato das questões sanitárias, mas também das suas relações internacionais. Tudo isso é fruto de intenso trabalho do Governador Puccinelli e da exemplar e invejável Secretária de Produção daquele Estado, Tereza Cristina.

    Um dia esta Senhora se torna Ministra da Agricultura e nos ensina tudo o que fez no MS e amplia seus conhecimentos para todo o Brasil.

    Parabéns Governador e Secretária.

plugins premium WordPress