Cade dá aval a joint venture entre Marfrig e ADM na área de proteínas vegetais
26 de agosto de 2020
Participe da pesquisa sobre carne artificial
26 de agosto de 2020

MPT pede afastamento de funcionários da JBS em Montenegro (RS)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou nesta terça-feira (25) uma ação civil pública contra o abatedouro de aves da JBS de Montenegro (RS), pedindo que a Justiça do Trabalho determine o imediato afastamento, sem prejuízo da remuneração, de todos seus empregados e trabalhadores terceirizados, bem como a aplicação de testes para detecção da covid-19. 

De acordo com o MPT, existem 36 casos confirmados e 301 trabalhadores da unidade com sintomas compatíveis com a covid-19 que não foram submetidos a teste. 

Ocorreu, ainda, o falecimento de um empregado, Paulo Fernando Silva de Souza, que exercia a função de gerente de produção, vítima da covid-19. 

Em nota, o MPT diz que a JBS não cumpre integralmente as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, tampouco as recomendadas em seus próprios protocolos de prevenção. 

De acordo com a secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Montenegro tem 638 casos confirmados e 11 óbitos. Montenegro está com bandeira vermelha no programa de Distanciamento Social Controlado do Estado e com 84% dos leitos de UTI adulto ocupados. 

A pena de multa diária pleiteada na ação é de R$ 50 mil por item descumprido e por trabalhador não afastado das atividades. 

A ação foi ajuizada na Vara do Trabalho de Montenegro pelas procuradoras Enéria Thomazini e Priscila Dibi Schvarcz, gerente nacional adjunta do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos. 

Trata-se a sétima ação ajuizada contra a JBS no Rio Grande do Sul desde o começo da pandemia. Há mais seis ações em tramitação com mesmo objetivo em relação às fábricas da empresa de Caxias do Sul (unidade Ana Rech), Garibaldi, Passo Fundo, Três Passos e Trindade do Sul (duas ações). 

Procurada, a JBS informou que não foi notificada sobre a ação do MPT. Em nota, a companhia destacou o protocolo adotado para proteger os trabalhadores contra o coronavírus. 

Confira a nota da JBS na íntegra 

“A Companhia reitera que a saúde dos colaboradores é sua prioridade absoluta e implementou um robusto protocolo para prevenção contra a Covid-19 em suas unidades. As medidas adotadas pela empresa estão em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e seguem as orientações de médicos infectologistas especializados e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein. Saiba mais sobre as medidas adotadas pela JBS no link: https://jbs.com.br/medidasdeprotecao”.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress