2o Circuito Boi Verde começará em 15 de março
9 de março de 2004
Fiscais federais agropecuários anunciam greve
11 de março de 2004

Morte precoce da Brachiária deixa pecuaristas em alerta

Os pecuaristas estão em estado de alerta. Casos de morte da Brachiária brizantha, a variedade de capim predominante na atividade, estão sendo registrados em pastos brasileiros. Além de fatores externos, como excesso de chuva e seca, ataque de pragas, a insistência no cultivo de uma mesma variedade de capim pode comprometer todo o trabalho de melhoramento genético do rebanho bovino. Os primeiros sinais de perda de eficiência do capim foram detectados em 1998 e já há relatos de problemas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre e Bahia.

Em Araputanga (MT), deverão sair os primeiros resultados de um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) sobre a adaptação de outras variedades de capim que possam suprir as qualidades da Brachiária em dois anos. Pela facilidade de plantio e qualidade de pasto, esta variedade tornou-se a mais utilizada no Cerrado e na Amazônia e cobre cerca de 40 milhões de hectares no Brasil.

“Há mais de quinze anos lançando mão desta variedade começamos a detectar o empobrecimento do solo. Ainda não há um estudo que possa quantificar ou mensurar onde estão as áreas mais afetadas e nem os prejuízos que estão sendo contabilizados, mas sabemos que a brachiária está morrendo e queremos aproveitar esta oportunidade para ter um feedback dos pecuaristas estaduais”, explica o pesquisador da Embrapa, Ademir Hugo Zimmer.

Para ele o momento é de atenção às manchas que surgirem na planta. “Por enquanto a ordem é informar as conseqüências da monocultura do capim e levar outras variedades para o pecuarista, como a Massai e a Tanzânia. Assim combate-se esta realidade”, completa.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress