EUA: Japão suspende importações de planta da Tyson
23 de fevereiro de 2007
Água (II)
27 de fevereiro de 2007

Mistura de sementes de capim-braquiarão com adubo no sistema integração lavoura x pecuária

O interesse pelos sistemas de integração lavoura x pecuária tem aumentado nos últimos anos. Uma das práticas adotadas neste sistema é a semeadura do capim juntamente com o adubo de plantio de uma cultura anual como, por exemplo, o milho e o sorgo.

O interesse pelos sistemas de integração lavoura x pecuária tem aumentado nos últimos anos. Uma das práticas adotadas neste sistema é a semeadura do capim juntamente com o adubo de plantio de uma cultura anual como, por exemplo, o milho e o sorgo.

A mistura da semente do capim com o adubo de plantio da cultura anual facilita a operação de semeadura, porém pode prejudicar a germinação das sementes devido ao efeito de salinidade do adubo. O aumento da concentração de sais na solução do solo altera o seu potencial osmótico e dificulta a absorção de água pelas sementes e plantas. A Tabela 1 mostra o índice salino de alguns fertilizante. É importante ressaltar que o cloreto de potássio, fertilizante normalmente utilizado para plantio de culturas anuais, apresenta índice salino bastante elevado (116).

Tabela 1. Índice salino de adubos, relativo ao nitrato de sódio (índice 100)


Fonte: Rader et al. (1943), citado por Raij (1991).

Oliveira et al. (1996), citados por Kluthcouski (2003), estudaram o efeito do tempo de armazenamento da mistura de adubo e semente de capim-braquiarão sobre a germinação das sementes (Tabela 2). Neste experimento, foram utilizadas sementes de capim-braquiarão com valor cultural de 40,3% (51,7% de pureza física e 78% de germinação) e a mistura comercial 4-30-16 com FTE e sulfato de zinco.

Tabela 2. Número de plantas emergidas e massa seca de capim-braquiarão, em função do tempo de armazenamento após a mistura da semente com o adubo.


Fonte: Oliveira et al. (1996), citados por Kluthcouski (2003).

Os resultados apresentados na Tabela 2 mostram que a colocação da semente de capim-braquiarão junto ao adubo 4-30-16 reduz em cerca de 10% o número de plantas germinadas e que a porcentagem de germinação das sementes armazenadas juntamente com o adubo pode ser reduzida em até mais de 75% (períodos acima de 14 dias). Os autores observaram ainda que, nas parcelas sem adubo, a germinação das sementes ocorreu com atraso de 17 dias. A partir destes resultados, Kluthcouski (2003) concluíram que a semente de capim-braquiarão pode ser mistura ao adubo de plantio da cultura anual, desde que a mistura seja imediatamente incorporada ao solo e não permaneça armazenada por mais de 24 horas.

Comentários: A colocação da semente de capim-braquiarão junto ao adubo de plantio de culturas anuais reduz a germinação da semente. Em áreas de integração lavoura x pecuária, esta prática tem sido recomendada para facilitar a operação de plantio, desde que as sementes só sejam misturas ao adubo no momento da semeadura. Nestes casos, uma opção para contornar o efeito negativo do adubo é elevar a taxa de semeadura do capim. Em áreas onde a gramínea forrageira é plantada sozinha, é comum misturar a semente do capim com superfosfato. Como o índice salino destes fertilizantes é mais baixo, os efeitos negativos sobre a semente são menores. Ainda assim, a mistura da semente com o adubo só deve ser feita no momento do plantio.

1 Comment

  1. reginaldo g. ferreira disse:

    preciso formar um pasto em 18 hectares sendo 6 hectares de vargem plana, e o retante morro. na vargem quero plantar o piatã junto com mombaça, e no morro braquiarão, nesta medida de terreno quantos kilos de semente vou precisar?

plugins premium WordPress