Carne bovina é um dos alimentos mais vendidos na temporada de festas nos EUA
27 de novembro de 2013
Confira os motivos da carne uruguaia ganhar cada vez mais espaço na União Europeia
27 de novembro de 2013

Missão Russa: em breve novos frigoríficos brasileiros poderão voltar a exportar – saiba mais detalhes desta missão!

Autoridades sanitárias da Rússia iniciaram as vistorias em estabelecimentos brasileiros que produzem carnes bovinas, suínas e de aves, ontem – dia 26/11. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a missão está sendo dividida em três grupos para visitar propriedades rurais, laboratórios e frigoríficos.

A visita é para uma inspeção de rotina, que costuma ser feita duas vezes ao ano, uma vez que a Rússia é o mais rigoroso entre os importadores da carne brasileira e já impôs restrições a vários frigoríficos do país. E para tal, o Brasil tem buscado se adequar às exigências do país europeu.

Estas visitas estão sendo feitas em propriedades rurais, laboratórios e frigoríficos em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a missão no Brasil termina no dia 6 de dezembro. Vale lembrar que o cronograma de visitas foi definido nesta segunda-feira, dia 25, mas ainda poderá ser alterado, segundo o ministério.

Confira o cronograma das visitas:

As vistorias da primeira equipe começam por Goiás onde, na terça, dia 26, a primeira equipe foi para Palmeira de Goiás onde visitou o estabelecimento Minerva S/A (SIF 431). Na quarta, dia 27, ainda em Goiás, foram até o Mataboi Alimententos S/A (SIF 4029). Na quinta, os russos vão a Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e serão feitas vistorias no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Minas Gerais e na sexta será a vez do Lanagro de São Paulo.

Na segunda, dia 2 de dezembro, as autoridades sanitárias da Rússia estarão em Estrela D’Oeste, em São Paulo, para vistoriar uma propriedade rural de bovinos. No dia seguinte, ainda em São Paulo, visitam o frigorífico Bom-Mart (SIF 2121), em Presidente Prudente. A Marfrig Matadouro Frigoríficos Brasil S/A, de Paranaíba (SIF 2863), em Mato Grosso do Sul, receberá os russos no dia 4 de dezembro. Já no dia 5, ainda em Mato Grosso do Sul, a missão irá até a Unidade Local de Paranaíba e a uma propriedade rural de bovinos.

A segunda equipe viajará para Vilhena, em Rondônia e também iniciaram os trabalhos nesta terça, visitando o frigorífico da JBS S/A (SIF 4333). Na quinta a visita foi ao Mataboi Alimentos (SIF 177), em Araguari, Minas Gerais. Na sexta os russos irão ao Frigorífico da JBS (SIF 337), em Lins, no Estado de São Paulo. Na segunda, dia 2 de dezembro, a missão irá ao Frigol S/A (SIF 2960), ainda em São Paulo. A equipe seguirá para José Bonifácio no dia seguinte, onde serão recebidos pelo Frigorífico Minerva S/A (SIF 451).

A agenda de quarta, dia 4 de dezembro, está livre e ainda será definida. No entanto, na quinta, dia 5, a vistoria será feita no Frigorífico Pamplona Alimentos (SIF 1156), em Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina.

Aves e suínos

O terceiro grupo vai vistoriar estabelecimentos de aves e suínos e o primeiro frigorífico a receber os russos foi o Aurora (SIF 3125), em Chapecó, Santa Catarina, nesta terça. Na quarta o grupo seguiu viagem para Dionísio Cerqueira, ainda em Santa Catarina, para uma visita a Unidade de Vigilância Agropecuária. Na quinta, a missão foi ao Frigoestrela (SIF 2924), em Estrela D´Oeste, Estado de São Paulo. Já em Campinas, no dia 29, a visita será ao Seara Alimentos (SIF 1194).

No dia 2 de dezembro, a equipe viajará para Mineiros, em Goiás, para vistoriar uma granja de aves, uma unidade local de atenção veterinária e o frigorífico BRFoods S/A (SIF 1010). As autoridades seguirão no dia 3 para Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, para vistoriar o estabelecimento Alibem (SIF 915). Ainda no Rio Grande do Sul, irão quarta, dia 4, ao Conservas Oderich (SIF 64), que fica em Porto Alegre. O roteiro do dia 5 de dezembro ainda não foi definido.

Confira artigos relacionados: 

Com liberação de seis plantas, Brasil conta com 19 frigoríficos liberados para exportar para Rússia

Falta de recursos fragiliza SDA-MAPA e ameaça exportações e missões internacionais da UE e Rússia

Setor avícola se prepara para missão sanitária da Rússia

Missão russa chega ao Brasil no dia 23 de fevereiro

Rússia enviará missão ao Brasil para avaliar inspeção de carnes

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress