A busca por valor na cadeia da carne
25 de junho de 2004
Vendi o boi gordo e comprei o bezerro: quanto sobrou?
29 de junho de 2004

Missão negocia fim do embargo russo

O secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Linneu da Costa Lima, está chefiando a missão que viajou no sábado (25/06) a Moscou para negociar com o governo russo o fim do embargo à carne brasileira. Há duas semanas, a Rússia suspendeu as importações de carne do Brasil por causa do registro de um foco de febre aftosa no Pará. “Estou viajando por determinação do ministro Roberto Rodrigues com a missão de buscar uma solução para o impasse com o mercado russo”, disse Costa Lima.

Além de determinar a viagem de Linneu, Rodrigues conversou no sábado, por telefone, com o secretário de Agricultura da Argentina, Miguel Campos, sobre a liberação das exportações brasileiras de carne. Por causa do foco de aftosa no Pará, Argentina também suspendeu a compra de carne brasileira.

Segundo Rodrigues, Campos confirmou para esta semana o fim do embargo. “Ele me garantiu que as informações prestadas pelo Brasil serão consideradas pelo governo argentino e espera suspender o embargo esta semana, quando os técnicos dos dois países vão se reunir para tratar do assunto”.

Também fazem parte de missão dois técnicos do Mapa: o gerente do Programa de Febre Aftosa, Jamil Gomes, e o assessor de Assuntos Internacionais do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal, Gilson Cosenza. Hoje, o grupo terá uma reunião com os exportadores brasileiros na embaixada brasileira na capital russa. Amanhã eles terão uma audiência com o primeiro vice-ministro da Agricultura da Rússia, Sergei Dankvert.

De acordo com Costa Lima, o governo russo encaminhou à embaixada brasileira um documento pedindo mais detalhes sobre o foco de aftosa no Pará. “Vamos encaminhar todas as informações complementares pedidas pela Rússia”. Para o secretário, não há razão para o embargo russo, já que Santa Catarina, principal fornecedor para aquele mercado, fica a mais de 3.500 quilômetros do Pará.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress