Câmara de Comércio Árabe-Brasileira intensifica ações para evitar embargo às proteínas animais brasileiras
5 de julho de 2017
Brasil reduzirá dose de vacina contra aftosa em 2018, diz Sindan
5 de julho de 2017

Minoritários buscam ação civil contra a JBS

A JBS poderá enfrentar em breve uma disputa judicial no país envolvendo a Associação dos Investidores Minoritários (Aidmin). Por determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa de carnes terá de enviar à entidade seu livro de acionistas.

O objetivo é reunir detentores de papéis que somem pelo menos 5% do capital para abrir, em breve, uma ação civil pública contra a companhia, em razão dos prejuízos com as ações.

O vice-presidente da Aidmin, Aurélio Valporto, informou que os advogados da associação receberam nesta terça-feira uma carta do diretor de relações com investidores da JBS, Jeremiah O’Callaghan, confirmando que a lista de acionistas será encaminhada. O grupo de minoritários já havia solicitado à empresa a relação, mas o pedido foi negado, sendo necessário então recorrer à CVM.

Procurada, a JBS confirmou que atenderá o pleito da associação de minoritários, mas não quis comentar o assunto. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, não há prazo para o envio da relação de acionistas.

Em carta à Aidmin, a JBS diz que caberá à associação a responsabilidade por utilizar as informações, “incumbindo- lhe resguardar sigilo dos dados”, sob pena de responsabilização por eventuais abusos ou ilegalidades que venham a ser praticados.

Valporto não quis revelar detalhes da ação, mas garantiu que a medida está pronta e esperando os desdobramentos referentes à assembleia de acionistas convocada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir a saída da família Batista do comando da JBS. A questão envolve os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da holding J&F, que é controladora da JBS.

Além de buscar um possível ressarcimento para os minoritários que integram a Aidmin, Valporto defende mudanças na gestão da companhia.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress