Validação do CAR segue lenta
16 de abril de 2021
Goiás registra queda no abate bovino no 1º trimestre
16 de abril de 2021

Ministros das Américas debatem transformação sustentável de sistemas agroalimentares

Ministros e secretários da Agricultura das Américas participaram nesta quinta-feira (15) da 3ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura. No encontro, organizado pelo Ministério da Agricultura do Peru, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foram apresentadas as políticas de contenção à Covid-19 e iniciativas para a recuperação dos sistemas agroalimentares, da segurança alimentar, da agricultura e do mundo rural.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, enfatizou três pontos que o Brasil vê como fundamentais para viabilizar a transformação sustentável dos sistemas alimentares: investimentos em inovação, a erradicação da fome no mundo e o reconhecimento do comércio como solução transformadora, “com foco em regras justas e transparentes, e na eliminação dos subsídios agrícolas distorcivos e barreiras injustificadas”.

Tereza Cristina lembrou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, previsto na Agenda 2030, que tem a meta de acabar com todas as formas de fome e a má-nutrição. “Nossos esforços serão em vão se não lograrmos erradicar a fome no mundo na próxima década, conforme preconiza o ODS 2. Serão em vão, igualmente, se não tivermos êxito em disseminar as boas práticas produtivas aos pequenos produtores, aos agricultores familiares e àqueles mais vulneráveis, levando a sustentabilidade a cada propriedade agrícola do planeta”.

Também participaram da reunião o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, Representante Regional da FAO, Sr. Julio Berdegué, o Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, o ministro de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Federico Tenorio, além de outros ministros e secretários de países das Américas.

No ano passado, os ministros e secretários da agricultura das Américas tiveram dois encontros virtuais com o apoio do IICA e da FAO, o primeiro em abril, promovido pelo Chile, e o segundo aconteceu em julho, patrocinada pelo México.

Cúpula

Durante o encontro, os ministros e secretários debateram a participação no processo preparatório da Cúpula dos Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra destacou a importância de explicitar a diversidade de sistemas alimentares e produtivos existentes no mundo e, em particular, no hemisfério Sul.

“Não há um caminho único para a sustentabilidade, devemos evitar a consolidação de visões restritivas e excludentes sobre os sistemas alimentares que acabem por comprometer seriamente sua principal função: prover segurança alimentar e nutricional à população mundial. É essencial, portanto, que as diferentes visões dos Estados sejam adequadamente capturadas pelo processo preparatório da Cúpula. Afinal, são os Estados que têm a responsabilidade de implementar políticas públicas de redirecionamento dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade”, destacou.

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress