Quais são suas expectativas para os preços da arroba neste ano?
4 de maio de 2011
Atacado – 04/05/11
4 de maio de 2011

Ministro anuncia incentivo à pecuária

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou, ontem, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), que o Plano Safra 2011/12 terá três linhas de crédito específicas para a pecuária bovina. A razão para o lançamento de linhas só para o segmento, segundo o ministro, é que "a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança", disse, em nota.

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou, ontem, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), que o Plano Safra 2011/12 terá três linhas de crédito específicas para a pecuária bovina. A razão para o lançamento de linhas só para o segmento, segundo o ministro, é que “a pecuária não tem um sistema de apoio no que diz respeito ao seu financiamento. A expansão da pecuária brasileira está a exigir essa mudança”, disse, em nota.

Uma das linhas de crédito será destinada à renovação de pastagens, com o objetivo de melhorar o rendimento da atividade. Correção de solo, adubação, manejo e melhorias genéticas serão contempladas. As outras duas linhas financiarão a retenção e a aquisição de matrizes. Conforme Rossi, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos com o BNDES e o Banco do Brasil.

O ministro observou que o ciclo produtivo da agricultura é de no máximo um ano enquanto o da pecuária dura de quatro a cinco anos, daí a necessidade de um sistema de financiamento próprio para a criação de bovinos.

Também na Expozebu, Rossi, assinou instrução normativa, que define os critérios da Guia de Trânsito Animal (GTA) em formato eletrônico. A chamada e-GTA será adotada para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo o país. O documento eletrônico terá informações referentes à carga a ser movimentada, como espécie, origem, destino, finalidade do trânsito e identificação do emitente, e outras.

A e-GTA será expedida por sistema informatizado, utilizado pelo Ministério da Agricultura. As informações serão transmitidas a uma base de dados única, em até 24 horas após a sua emissão, onde poderão ser consultadas, atestando a autenticidade do documento. Segundo o ministério, a emissão via sistema informatizado já era feita em alguns Estados, mas não havia um sistema central para reunir os dados nacionalmente.

As informações são do jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress