ABHB promove Exposição Nacional Hereford e Braford 2013, de 13 a 19 de maio, em Alegrete/RS
13 de maio de 2013
EUA: McDonald’s retira hambúrgueres Angus do menu
13 de maio de 2013

Minerva: lucro de R$5,2 milhões no 1T13 com aumento de 22% em relação ao trimestre passado

O 1T13 foi marcado pelo lucro líquido de R$5,2 milhões, valor superior de 67% e 22% no 1T12 e 4T12, respectivamente, revertendo prejuízo de R$66,7 milhões reportado no mesmo período de 2012. A receita líquida no 1T13 atingiu R$1,195 milhões, 26,6% superior à receita do 1T12.

O Minerva Foods divulgou na quinta-feira passada (9/maio) seus resultados financeiros respectivos ao primeiro trimestre de 2013 (1T13). O 1T13 foi marcado pelo lucro líquido de R$5,2 milhões, valor superior de 67% e 22% no 1T12 e 4T12, respectivamente, revertendo prejuízo de R$66,7 milhões reportado no mesmo período de 2012. A receita líquida no 1T13 atingiu R$1.195 milhões, 26,6% superior à receita do 1T12.

Entre janeiro e março deste ano, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$100,4 milhões, 30% acima do valor apresentado no 1T12.  A margem EBITDA no primeiro trimestre de 2013 foi de 8,4% e apresentou expansão de 0,2 p.p. em relação ao 1T12.

O índice de alavancagem financeira no final do 1T13, reportado através do múltiplo Dívida Líquida/EBITDA, atingiu 3,1x; apresentando ROIC de 17,5% no 1T13 e disponibilidades de caixa e equivalentes de R$ 774 milhões em 31/03/2013, valor cerca de duas vezes superior aos vencimentos de dívida de curto prazo.

Leia abaixo a mensagem do diretor presidente da empresa, Fernando Galletti de Queiroz:

O início do ano de 2013 revelou-se bastante favorável para os produtores de carnes na América do Sul. De acordo com dados oficiais e considerando somente o desempenho dos principais exportadores de carne bovina, no primeiro bimestre do ano de 2013 o Brasil elevou sua participação no mercado mundial de carnes em 5,3% em relação ao mesmo período de 2012, atingindo 28,5% do volume total exportado, colocando o país novamente na liderança no comércio internacional deste segmento.

O Paraguai também se fortaleceu e elevou sua participação em 1,6% no mesmo período, para 6% do volume total. Nesta amostra, os Estados Unidos reduziram sua participação em 4,9%, para 28,3%, e a Austrália encolheu 1,5%, para 23,4%, ratificando as vantagens competitivas naturais da América do Sul, especialmente como produtor e exportador de carne bovina.

Neste cenário, as exportações da Minerva novamente foram destaque, respondendo por quase 70% da receita total de carne in natura no 1o trimestre de 2013, fruto principalmente dos instrumentos de gestão de risco que apoiam a decisão sobre o mix de vendas de nossos produtos. O resultado traduziu-se no crescimento de 32,8% da receita bruta da divisão carnes no mercado externo, quando comparamos o 1T13 com o mesmo período de 2012.

Não obstante a boa performance no mercado externo, o volume de vendas de carne bovina no mercado interno também apresentou significativo crescimento, de mais de 20%, quando comparado ao 1T12. Neste sentido, a empresa reforça seu compromisso e estratégia de crescimento doméstico, anunciando a abertura de duas novas distribuições localizadas em Rondônia e Uberlândia-MG, com início das operações a partir do 2.o trimestre de 2013.

O 1T13 também foi um marco para a Minerva na gestão de sua estrutura de capital. Em fevereiro, a Companhia concluiu a emissão de US$850 milhões em Notes de 10 anos no mercado internacional, pagando juros anuais de 7,75%. A emissão teve forte demanda de investidores, demonstrando a confiança do mercado nos fundamentos de longo prazo da Minerva. Os recursos obtidos nesta emissão foram 100% utilizados na recompra da maior parte das Notes com vencimento em 2017, 2019 e 2022, parte de uma estratégia de gestão de passivos, que visa à contínua redução no custo de capital da Companhia, preservando um perfil alongado de maturidades futuras.

Por fim, reiteramos o compromisso de transparência, geração de valor e melhoria constante dos processos internos, especialmente de governança corporativa. Continuamos bastante otimistas com as perspectivas para o setor, apoiados de um lado por um mercado internacional bastante demandador em proteína bovina, e por outro pela situação favorável de oferta de animais para abate, no Brasil, fruto do atual momento do ciclo pecuário.

O aumento de 7,8% no volume de abate brasileiro no 1T13, quando comparado com o mesmo período de 2012, é explicado pelo aumento de oferta, bom desempenho das exportações brasileiras, que apresentaram um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2012, e pela boa demanda apresentada no mercado local, no trimestre. O maior volume de exportação brasileira de carne bovina é reflexo da demanda aquecida, principalmente dos países emergentes, das dificuldades enfrentadas por alguns concorrentes e da elevada competitividade da carne bovina brasileira.

Fonte: Minerva Foods, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress