Categories: Giro do Boi

Minerva Foods é a primeira do setor a implementar ferramenta focada na sustentabilidade da pecuária bovina em parceria com o GTPS e a Solidaridad Brasil

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, participa, em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Solidaridad Brasil, de iniciativa setorial inédita que busca fortalecer a sustentabilidade na cadeia pecuária bovina. A empresa é a primeira do setor a implementar o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), desenvolvido pelo GTPS como ferramenta de sustentabilidade para seus fornecedores.

O GIPS é uma ferramenta de autoavaliação e uso voluntário. Foi criada pelo GTPS com o objetivo de avaliar o que a cadeia entende como produção sustentável sendo referência para que o pecuarista avalie a sua situação atual na gestão de sua propriedade e possa prosperar na atividade. O diagnóstico é gratuito, sigiloso e principalmente focado na gestão da propriedade com viés sustentável.

Taciano Custodio, head de sustentabilidade na Minerva Foods, ressalta a importância de ferramentas que tragam referências sobre sustentabilidade na cadeia produtiva. “É muito relevante para nós, da Minerva Foods, sermos parceiros do GTPS e da Solidaridad Brasil nesse projeto, uma vez que priorizamos a sustentabilidade da cadeia de ponta a ponta. A ferramenta será uma aliada aos pecuaristas que fornecem para nós, contribuindo para que eles possam aprimorar suas práticas de sustentabilidade e gestão de suas propriedades. Como consequência, atuamos indiretamente na melhoria da produtividade. Certamente é uma maneira de reforçarmos nosso comprometimento com os pecuaristas parceiros”, comenta.

As atividades promovidas em Rondônia fazem parte de um programa liderado pela Solidaridad Brasil que visa apoiar a transição para uma pecuária de baixo carbono na Amazônia. O objetivo é aumentar a demanda por produtos agropecuários que permitam a conservação da floresta no mercado internacional, como nos Estados Unidos e na China. O projeto é financiado pela Agência Norueguesa de Cooperação ao Desenvolvimento (Norad) e pretende contribuir para a adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

Atuação sustentável
A Minerva Foods é única empresa do setor atualmente financiada pela IFC, do Grupo Banco Mundial, que apoia seu compromisso com a sustentabilidade e sua liderança no gerenciamento das questões socioambientais de sua cadeia produtiva. A Companhia já faz parte das mesas regionais dos países em que atua, entre eles o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Colômbia. A participação da Minerva Foods na mesa global, enquanto líder em exportação na América do Sul, representa a amplificação da representatividade do continente no âmbito mundial. Suas unidades são ainda certificadas pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para melhores práticas de manejo e bem-estar animal, como também seguem padrões globais para gestão da segurança do alimento da BRC (British Retail Consortium) e HACCP Hazard (Analysis and Critical Control Point).

As compras de gado realizadas pela Minerva Foods no Bioma Amazônia, assim como em outros biomas, são 100% feitas em fazendas monitoradas, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Atualmente, a Empresa monitora por conta própria mais de 8.000 fornecedores no bioma Amazônia, compreendendo uma área total de mais de 9 milhões de hectares, uma região equivalente ao território de Portugal.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

This post was last modified on 12 de fevereiro de 2020 12:23

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Mudança na demanda global, criando desequilíbrio nas carcaças de carne bovina da Austrália

Com o impacto do COVID-19, os fatores subjacentes à demanda por carne vermelha em todo… Read More

2 de abril de 2020

Rio Grande do Sul tem 231 decretos de situação de emergência por estiagem

O Rio Grande do Sul tem 231 municípios com decretos de situação de emergência por… Read More

2 de abril de 2020

Não há notícia de falta de alimentos, diz ministra

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a ministra Tereza Cristina disse hoje (1°) que… Read More

2 de abril de 2020

RS: vacinação contra aftosa em ritmo normal

A última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul vai… Read More

2 de abril de 2020

Ministra da Agricultura promete medidas de apoio ao agronegócio

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou ao Valor que deverá anunciar ainda esta semana… Read More

2 de abril de 2020

Queda da demanda já é um problema para caminhoneiros

A queda na demanda por serviço de transporte de carga passou a ser uma nova… Read More

2 de abril de 2020