Exportações de carne bovina in natura aos EUA devem chegar a 3 mil toneladas neste ano, diz Agrifatto
1 de julho de 2015
Estoque de bois para abate é o menor desde 2011 no MT
1 de julho de 2015

Minerva Foods deve ser maior beneficiada com abertura dos EUA à carne

A Minerva Foods deve ser a principal empresa do setor frigorífico a se beneficiar com a abertura do mercado norte-americano à carne bovina in natura do Brasil, indica o banco Besi Brasil em relatório.

A medida também trará efeitos positivos à Marfrig, mas em menor proporção. Já a JBS tende a ser a companhia menos beneficiada, considerando que a JBS Mercosul poderá concorrer com as operações de bovinos da companhia nos Estados Unidos.

Segundo a analista do banco, Catarina Pedrosa, a Minerva está em posição de destaque porque é uma empresa focada no processamento de carne bovina para exportação. Além disso, todas as plantas industriais da companhia ficam em Estados habilitados a atender a demanda norte-americana. Apesar disso, o Besi Brasil espera que “o total das exportações da Minerva aos Estados Unidos nos próximos dois anos seja pequeno em comparação ao total das vendas externas da companhia”.

Em segundo lugar está a Marfrig, que tem 94% de suas fábricas localizadas em Estados que poderão exportar aos Estados Unidos. A companhia também deve facilitar suas vendas externas por meio da Keystone, que já atua nos Estados Unidos no segmento de foodservice com a carne de frango. Tanto a Marfrig quanto a Minerva já exportam carne bovina aos Estados Unidos por meio de suas operações no Uruguai.

“A JBS provavelmente deve ser a que menos se beneficiará”, afirma Pedrosa, no relatório. Segundo ela, a Divisão de Bovinos da JBS no Brasil representa 20% das receitas totais da companhia e 90% de suas unidades de processamento ficam em Estados liberados pelos norte-americanos. A companhia também tem a JBS USA, que já atua naquele país. “Portanto, exportar aos Estados Unidos significaria competir com sua própria subsidiária, apesar da diferença na qualidade da carne (produzida)”, afirma a analista.

Fonte: Q10/Estadão Conteúdo, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress