Câmara vota autofiscalização do agronegócio
3 de maio de 2022
Vacinação contra Brucelose entra na reta final em São Paulo
4 de maio de 2022

Minerva exporta, do Uruguai, primeiros produtos com certificação ‘carbono neutro’

A Minerva Foods, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, informou que embarcou nesta segunda-feira, a partir do Uruguai, os primeiros produtos com o selo “CO2 neutral” concedido pela organização sem fins lucrativos Preferred by Nature.

A certificação atesta que, em todas as etapas de desenvolvimento do produto, foi realizada a mensuração de emissões correspondentes aos escopos 1 e 3, com compensação por meio do uso de créditos de carbono. A Minerva é “carbono neutro” no escopo 2 desde 2020. Os escopos 1 e 2 se referem a emissões derivadas das operações diretas da empresa, enquanto o escopo 3 envolve a cadeia de fornecedores. 

A companhia informou que, em linha com seu Programa Renove, criado para engajar os fornecedores, reuniu informações de fazendas no Uruguai com 4,5 mil hectares de pastagens no total. 

“Foram contabilizadas informações sobre ocupação da área, atividades e sistemas de produção, raça de rebanho, taxa de estocagem, sistema de manejo, manutenção de pastagens, número médio de animais por idade, sexo e sistema de produção, consumo de combustível e eletricidade, uso de fertilizantes, entre outras informações relevantes para emissões e remoções de gases de efeito estufa na cadeia produtiva”, afirmou a Minerva. 

Com apoio do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) nos cálculos e informações levantadas, cinco fazendas foram responsáveis pelos primeiros lotes que resultaram nos produtos “carbono neutro”. São cortes nobres da marca Ana Paula Black Angus. O volume embarcado inicialmente não foi revelado, mas a Minerva disse que há outras negociações em curso. A MyCarbon, subsidiária da companhia de proteínas, adquiriu os créditos de carbono necessários para a compensação. 

“A iniciativa está incluída em uma ampla estratégia, que visa inserir 50% de nossos fornecedores de carne bovina no Programa Renove até 2030. Temos o entendimento de que a corrida para emissão líquida zero deve ser um esforço coletivo. Dessa forma, estamos envolvidos em parcerias estratégicas, com objetivo de contribuir para a redução das mudanças climáticas e impulsionar a sustentabilidade do setor, em todos os países onde atuamos”, diz Gracie Selva, gerente de sustentabilidade da Minerva Foods, em nota.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress