Carne Pampa Hereford bate recorde em abate de animais certificados
3 de dezembro de 2012
J&F: controladora do JBS terá maior fábrica de celulose do mundo e pode abrir capital em 2013
3 de dezembro de 2012

Milho, café e pecuária puxam crescimento do PIB da agropecuária

Rosa ressalta que a agropecuária tem peso pequeno no PIB total, em comparação com Serviços e Indústria, por isso o setor não teve condições de melhorar o resultado geral. "O PIB da Agropecuária considera apenas a produção in natura, para dentro da porteira", observa.

A produção de milho e café, principalmente, puxaram o crescimento do PIB da Agropecuária no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. “A produtividades dessas duas culturas foi boa este ano, elevando a produção”, informa o economista Leonardo Rosa, da MB Agro. Ele pondera que cana-de-açúcar e laranja tiveram fraco desempenho. “Cana e laranja têm peso relevante no terceiro trimestre, mas a contribuição foi negativa”, diz.

Nesta sexta-feira (30/nov), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB da Agropecuária cresceu 3,6% no terceiro trimestre de 2012 na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. O PIB total cresceu apenas 0,90% na mesma base de comparação. Rosa ressalta que a agropecuária tem peso pequeno no PIB total, em comparação com Serviços e Indústria, por isso o setor não teve condições de melhorar o resultado geral. “O PIB da Agropecuária considera apenas a produção in natura, para dentro da porteira”, observa.

O economista acrescentou que o IBGE não menciona, mas a pecuária deve ter contribuído para o crescimento do PIB da Agropecuária no terceiro trimestre, principalmente os segmentos de carne bovina e suína. “O setor de frango ficou estagnado no período”, acrescenta. Ele considera que o PIB agropecuário deve manter ritmo de crescimento no quatro trimestre, desde que a pecuária, que tem peso importante, apresente bons resultados.

O IBGE informa que, no acumulado do ano até setembro, o PIB da agropecuária caiu 1% ante o mesmo período do ano passado. Leonardo Rosa salienta que o número negativo é resultado de perdas importantes na produção de grãos, por causa da estiagem. Houve frustração na safra de soja, em particular. Mesmo assim, o economista estima que o setor tem condições de “pelo menos zerar a queda de 2012”.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Leia notícia relacionada:

PIB agropecuário cresce 2,5% no 3T12, e contribuiu 0,6% do PIB nacional

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress