Mercado Físico da Vaca – 14/05/10
14 de maio de 2010
Mercados Futuros – 17/05/10
18 de maio de 2010

MG: governo libera R$ 1,4 mi em recursos para sequenciamento do genoma das raças zebuínas Gir e Guzerá

Durante a abertura da Expozebu, o governador de Minas, Antônio Anastasia, assinou a liberação de recursos da ordem de 1,4 milhões de reais para a realização dos trabalhos de sequenciamento do genoma das raças zebuínas Gir e Guzerá. O trabalho será coordenado pela Embrapa Gado de Leite e contará com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; os Pólos de Excelência do Leite e Genética Bovina; Instituto René Rachou e associações de criadores.

A liberação dos recursos ocorre um ano após a divulgação do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade científica internacional. O fato foi noticiado em abril de 2009 pela revista Science, e envolveu cerca de 300 cientistas de todo o mundo (inclusive pesquisadores brasileiros). O animal objeto de estudo foi uma vaca da raça Hereford.

A Hereford pertence à subespécie Bos taurus taurus, de origem europeia, assim como as raças Holandesa, Jersey e Pardo Suíço. Os animais das Raças Guzerá e Gir são da subespécie Bos taurus indicus. “De origem indiana, esta segunda subespécie tem grande importância econômica para o Brasil e países de clima tropical”, diz o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque. “São animais rústicos e se adequam melhor às regiões de temperaturas mais elevadas”, explica Verneque.

Dada a estas características, a comunidade cientifica nacional acredita ser muito importante conhecer o sequenciamento genético do gado zebuíno. “Precisamos descobrir quais as diferenças genéticas entre as raças européias e indianas para subsidiarmos os estudos de melhoramento genético dos rebanhos Gir e Guzerá”, afirma Marcos Vinícius G. B. da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e coordenador dos estudos. Segundo o pesquisador, “o estudo possibilitará o desenvolvimento de ferramentas específicas para a seleção de animais zebuínos.

A maioria do gado bovino no Brasil é formada pelo Zebu (Nelore, Gir, Guzerá e Indubrasil) e seus mestiços com raças europeias como o Girolando. “O fato de fazermos o lançamento das pesquisas de sequenciamento genético na Expozebu é uma forma de ratificarmos a importância que as raças zebuínas têm para a economia brasileira”, conclui Marcos Vinícius.

As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.