Mercado Físico da Vaca – 14/06/10
14 de junho de 2010
Mercados Futuros – 15/06/10
16 de junho de 2010

MG: fábrica de amônia da Petrobras será instalada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que a Petrobras vai construir uma fábrica de amônia em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Será a terceira fábrica do tipo estatal. A planta viabiliza financeiramente a construção de um gasoduto de 240 km no estado, ligando São Carlos (SP) a Delta (MG), cidade próxima a Uberaba. O presidente disse que o investimento na produção de amônia representa uma "revolução" na fabricação de fertilizantes no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que a Petrobras vai construir uma fábrica de amônia em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Será a terceira fábrica do tipo estatal. A planta viabiliza financeiramente a construção de um gasoduto de 240 km no estado, ligando São Carlos (SP) a Delta (MG), cidade próxima a Uberaba.

O presidente disse que o investimento na produção de amônia representa uma “revolução” na fabricação de fertilizantes no Brasil. Ele reclamou que o Brasil importa 80% do fertilizante que consome. No caso da ureia – que, segundo Lula, também terá uma fábrica da Petrobras – a importação é de 100%.

“A Petrobras, que há cinco anos dizia que não podia fazer, agora, depois do Plangás (Plano de Antecipação da Produção de Gás), já está dizendo: “eu posso fazer”, para que nos próximos quatro ou cinco anos a gente tenha independência e não precise ficar dependente de comprar ureia da Rússia ou de outro país qualquer”, disse Lula.

Lula anunciou a fábrica em discurso durante a inauguração da gasoduto Gasbel 2, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), a 131 km de Belo Horizonte. Construído pela Petrobras, o gasoduto servirá às indústrias da região metropolitana de BH e do Vale do Aço. Já o gasoduto que levará combustível à fábrica de amônia será construído pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Segundo a estatal mineira de energia, o gasoduto até o Triângulo Mineiro é um plano antigo, mas que só se tornará possível com a demanda da nova unidade da Petrobras. A Cemig espera estendê-lo até Uberlândia e Araxá.

Sem valores confirmados, a unidade será o quarto gasoduto de transporte de Minas, o primeiro integralmente construído pela Cemig.

A reportagem é do Jornal Folha de São Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Excelente notícia para o agronegócio!

plugins premium WordPress