Mercados Futuros – 06/08/07
6 de agosto de 2007
Com falta de boi gordo na praça a arroba segue firme
8 de agosto de 2007

México e Brasil avançam com acordos bilaterais

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Reinhold Stephanes, e do México, Alberto Cárdenas, assinaram ontem, na Cidade do México, uma carta de intenções que prevê cooperação técnica em temas de interesse comum na área agropecuária e apoio mútuo nos foros internacionais. Entre os principais pontos estão a cooperação técnica para produção de bioenergia e a atração de investimentos privados para o setor. "Os encontros foram muito proveitosos porque abriram portas para entendimentos na área agrícola. Isso significa possibilidades de credenciarmos mais plantas de vendas de leite, perspectivas para exportações de arroz do Rio Grande do Sul, abertura do mercado de suínos provenientes de Santa Catarina e abertura de mercado para exportação de frango", enumerou Stephanes.

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Reinhold Stephanes, e do México, Alberto Cárdenas, assinaram ontem, na Cidade do México, uma carta de intenções que prevê cooperação técnica em temas de interesse comum na área agropecuária e apoio mútuo nos foros internacionais. Entre os principais pontos estão a cooperação técnica para produção de bioenergia e a atração de investimentos privados para o setor.

“Os encontros foram muito proveitosos porque abriram portas para entendimentos na área agrícola. Isso significa possibilidades de credenciarmos mais plantas de vendas de leite, perspectivas para exportações de arroz do Rio Grande do Sul, abertura do mercado de suínos provenientes de Santa Catarina e abertura de mercado para exportação de frango”, enumerou Stephanes.

Além de promover encontros de negócios entre empresários, o objetivo da missão foi aproximar as áreas responsáveis pela sanidade de ambos os países. Na última sexta-feira as áreas responsáveis pela sanidade animal do Brasil e do México fecharam um protocolo de intenções mais específico, que pode ser considerado um dos principais resultados da missão organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O documento prevê ainda a criação de um grupo de trabalho sobre assuntos sanitários envolvendo os dois países, cuja primeira reunião deve ser realizada antes de dezembro deste ano.

Nos encontros bilaterais, os mexicanos apresentaram informações sobre seus sistemas eletrônicos de certificação para exportação e importação de animais, produtos e medicamentos veterinários e sugeriram cooperação nesta área. O México também propôs intercâmbio tecnológico na área de saúde animal, vegetal e inocuidade, assim como produção orgânica e desenvolvimento de operação dos laboratórios de diagnóstico para o controle de pragas.

Segundo informações do Mapa, do lado brasileiro, os técnicos brasileiros convidaram oficialmente os mexicanos para visitar as plantas de laticínios interessadas em exportar seus produtos para o México.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress