Devemos buscar estratégias de como transmitir as realidades e oportunidades do campo aos jovens de hoje – Eduardo Madeira [Lance Agronegócios]
10 de janeiro de 2014
Ignorância inocente ou induzida: mitos sobre a produção agropecuária precisam ser esclarecidos
10 de janeiro de 2014

Meu maior acerto foi valorizar minha equipe, mostrando a eles o quanto são importantes para o projeto – Franklim Ferraz [Fazenda Tapajós]

Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor.

O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles:

Confira abaixo a entrevista com Franklim Ferraz da Silva, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Produtor – Pará.

Captura de Tela 2014-01-09 às 17.02.05

Meu nome é Franklim Ferraz da Silva é zootecnista, formado em Brasilia (DF), tem 28 anos, e há 6 anos terminou o curso e retornou para Itaituba (PA), em sua propriedade, com o intuito de aplicar todo conhecimento que adquiriu ao longo da faculdade.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Franklim Ferraz: Com certeza a pecuária de elite. Sou apaixonado por gado de exposição. Gosto de fazer e preparar animais que se tornam competitivos em grandes exposições em nosso estado e no Brasil. E ver um animal seu ganhar campeonato em exposições grandiosas de nosso estado e até mesmo de outros estados, não tem como mensurar essa satisfação.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Franklim Ferraz: O maior acerto que tive foi valorizar nossa equipe. Mostrar a eles que são muito importantes para o projeto e por isso temos que ter uma relação de parceria, cumplicidade, para que o sucesso venha gradativamente. Outro acerto foi ter encontrado uma mulher maravilhosa que me apoiou, me incentivou e me ajudou, enfim sempre esteve ao meu lado ao longo desses 6 anos de casado.

Como eu vim de raízes do campo, eu sempre gostei muito de fazenda e animais, e tive um pai maravilhoso que sempre me ensinou a lida no campo. Então resolvi estudar zootecnia, pois, enxerguei nesse curso o que faltava para mim, o conhecimento teórico. Então aproveitei a oportunidade que minha família me deu, me formei e retornei para colocar em prática o que eu havia aprendido. Hoje a minha maior realização é ver minha família bem, com muita saúde, além de trabalhar no que eu gosto, que é a pecuária de elite.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Franklim Ferraz:  Eu acho que fui indicado pois, consegui transformar a fazenda Tapajós em uma referência  na produção de animais melhoradores e animais de elite, através dos diversos campeonatos conquistados em todo nosso estado.  

Inovei, modernizei e consegui formar uma das melhores equipes de profissionais do nosso estado. O que mais tenho orgulho, é que fizemos o primeiro animal da fazenda Tapajós Campeão em Uberaba (MG), sendo este referência em todo o mundo (Ishan jp da ft).

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Franklim Ferraz: No começo, eu estava com toda aquela vontade de mostrar meus conhecimentos, de trabalhar e fazer acontecer. E muitas coisas precisam de uma adaptação no início, e isso fez com que eu me atrapalhasse um pouco. Outra coisa é que se não tiver a mão de obra na propriedade, não se consegue nada, e por isso aprendi a ter mais paciência com todos os nossos colaboradores.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Franklim Ferraz: Implantei um dia de campo em nosso calendário de atividades. E em 2013, superamos nossas expectativas em relação ao reconhecimento de todo esforço e todo trabalho que nós desenvolvemos na região, com base nas premiações, nas pistas de julgamentos, e na valorização e procura de nossos produtos.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Franklim Ferraz: Em 2014 pretendo intensificar os trabalhos de multiplicação genética (FIV e IA), para poder atender todo o mercado da nossa região. Pretendo incentivar o pequeno produtor a adquirir touros melhoradores para produzirem bezerros melhores e com isso agregar valor no seu produto, e tudo isso, quero fazer com base nas palestras e incentivos de parte da nossa empresa, facilitando assim a aquisição desses animais de forma que o produtor, consiga pagar por um valor que não comprometa sua renda.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Franklim Ferraz: O que deve ser feito é isso que o BeefPoint está fazendo. Valorizar e reconhecer o trabalho e ideias dos profissionais da pecuaristas, além de mostrar para todo o brasil e para o mundo, seus resultados de sucesso.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Franklim Ferraz:  O exemplo é o pecuarista que conseguirá trabalhar de forma sustentável, preservando o meio ambiente, produzindo cada vez mais arrobas de boi por hectare, com base no uso das tecnologias disponíveis no mercado. Além de ser aquele que respeitará seus colaboradores, investindo em preparo e treinamento, e conseguindo envolve-los dentro da empresa, de forma que trabalhem com satisfação.

Posso dizer com muita certeza que é meu pai: para quem conhece sua história, para quem acompanhou como tudo começou, as dificuldades, os desafios, a visão empreendedora, a dedicação ao trabalho e a família, e hoje chegar onde chegou com todo conhecimento que tem, com o respeito e admiração por todos, esse é meu espelho e exemplo de vida.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Franklim Ferraz: Produção sustentável. Com toda essa pressão dos ambientalistas e a questão do código florestal, quem não se adequar a esse novo sistema de produção irá enfrentar muitas barreiras. Mas, não devemos também levar isso ao pé da letra, pois o produtor não é criminoso; faz parte sim, de um grupo de pessoas que ajudam o brasil a se tornar essa potência mundial  na produção de alimentos, e por isso merecem respeito.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Franklim Ferraz: Vou citar uma fazenda no segmento da pecuária de elite.  Para mim a Fazenda Sabiá é um exemplo, pois já vem de uma geração que conseguiu criar uma grife dentro da raça Nelore.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Franklim Ferraz: Vamos nos unir cada vez mais, para assim podermos brigar por uma política honesta e sensata, que valorize o agronegócio e respeitem o produtor rural, pois com certeza temos uma grande contribuição quando se fala do Brasil como uma potência mundial na produção de carne e grãos.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress