Mandioca: uma alternativa como recurso forrageiro
6 de setembro de 2002
EUA: Aumento nas exportações de cortes tradicionais de carne bovina
10 de setembro de 2002

Mesmo fracas, geadas acabam com o pasto em MS

As duas geadas registradas na semana passada, o que é raro no mês de setembro, apesar de fraca intensidade, acabaram por comprometer as pastagens na região de Dourados (MS), que vinham sofrendo com a seca por mais de 40 dias em junho e julho, pleno período da entressafra.

Como os institutos de meteorologia estão prevendo chuvas fortes somente a partir da 2a quinzena deste mês, os pecuaristas, que seguraram o boi no pasto em agosto para forçar uma alta de preço da arroba, poderão ser forçados a descartar parte do rebanho para os frigoríficos, para que não perca peso.

Coincidência ou não, a arroba do boi gordo recuou na semana passada depois da passagem da massa polar que causou estragos nos pastos na região sul do Estado, deixando-os amarelados e secos. Por isso, a solução mais imediata é oferecer suplementação mineral ou mesmo ração nos cochos, especialmente quem cria gado de leite.

Em Dourados e municípios vizinhos, a temperatura na relva ficou abaixo de zero, principalmente nas áreas de baixadas. Mas as pastagens que estavam bastante debilitadas acabaram sendo as mais prejudicadas com a onda de frio dos dias 1o e 2 de setembro.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Cícero Faria), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress