Lei sobre compra de terra por estrangeiros será revista
1 de novembro de 2012
Inauguração Grupo M.CASSAB Unidade fabril em Campo Grande / MS
5 de novembro de 2012

Mesa redonda global para carne bovina sustentável: pecuaristas americanos preservam sua fonte de água

Através de alteração para propriedade privada, os produtores ficaram responsáveis por armazenar água que pode ser utilizada em épocas de seca para garantir que o Everglades seja protegido.

A associação entre pecuaristas americanos com agências públicas de água para desenvolvimento de práticas sustentáveis foi apresentada para a Mesa Redonda Global para Carne Bovina Sustentável (GRSB, sigla em inglês). Representantes de quatro continentes, envolvendo produtores de carne bovina, processadores, varejistas e outras organizações se reuniram para o encontro semianual de executivos da GRSB neste mês de outubro. O presidente atual do GRSB é Cameron Bruette, diretor de sustentabilidade da JBS USA.

A proposta da reunião foi desenvolver práticas sustentáveis na indústria de carne bovina através de interação, discussão e observação de projetos a campo. Representantes da GRSB assistiram às atividades dos produtores para proteger o pântano Everglades, na Flórida, armazenando recursos hídricos. Através de alteração para propriedade privada, os produtores ficaram responsáveis por armazenar água que pode ser utilizada em épocas de seca para garantir que o Everglades seja protegido.

Os produtores rurais, enquanto protegem o meio-ambiente, são beneficiados financeiramente contratando agências regionais de recursos hídricos. “Ao visitar o projeto de retenção de nutrientes Lykes Brothers Ranch onde o excesso de nutrientes é naturalmente removido da bacia hidrográfica, representantes do GRSB reconheceram a sustentabilidade em ação”, disse o vice-presidente e diretor de pecuária do World Wildlife Fund (WWF), Bryan Weech.

No projeto Lykes Bros., a água do Indian Prairie Canal da Flórida é bombeada para um local de mil hectares e gradualmente escorre antes de retornar ao canal. Durante o processo, partículas contendo nutrientes em excesso são filtradas pela vegetação nativa. Indicações iniciais são de que o West Water Hole Project é capaz de reduzir as concentrações de fósforo em 56%, enquanto retinha mais de 6 milhões de metros cúbicos que, de outra forma, chegariam à bacia hidrográfica de St. Lucie e Caloosahatchee.

O desenvolvimento do GRSB surgiu da Conferência Global de Carne Bovina Sustentável em novembro de 2010, unindo várias partes interessadas para obter uma maior clareza e alinhamento sobre fatores que influenciam a sustentabilidade do sistema de produção de carne bovina.

A GRSB é uma iniciativa com múltiplos participantes visando criar uma melhora contínua na cadeia de carne bovina, apoiando atividades que fornecem resultados mensuráveis baseados em ciência focados em questões que são de alta prioridade aos participantes.

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Comentário BeefPoint: no Brasil, há o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) que também reúne todos os elos da cadeia produtiva de carne bovina: produtores, indústria, varejo, serviços, associações, instituições financeiras e institutos de pesquisa. O GTPS faz parte da mesa global internacional (GRSB), entre outros integrantes brasileiros, como a Aliança da Terra e o JBS.

2 Comments

  1. jose tomas disse:

    a palavra do momento e sustetabilidade vamos valorizar o produto ecologicamente correto

  2. Rodrigo Belintani Swain disse:

    A sustentabilidade da pecuária bovina nao pode descuidar do bolso do produtor e das pastagens perenes!. Ai sim olhar para redução do tempo entre o nascimento e o abate, para o social e ecológico.

plugins premium WordPress