Primeiro hambúrguer in vitro do mundo será produzido
27 de fevereiro de 2012
Uso da uréia na alimentação de ruminantes
27 de fevereiro de 2012

Mesa Redonda Global para Carne Bovina Sustentável é registrada como ONG

Os membros fundadores da GRSB incluem: AllFlex, Aliança de Terra, Cargill, Elanco, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), JBS, McDonald’s, Merck Animal Health, National Wildlife Federation, Rainforest Alliance, Roundtable for Sustainable Beef Australia, Solidaridad, The Nature Conservancy, Walmart e World Wildlife Fund (WWF).

A Mesa Redonda Global para Carne Bovina Sustentável (GRSB, sigla em inglês), uma coalizão de companhias e organizações interessadas no futuro da produção de carne bovina, foi registrada como organização sem fins lucrativos na Suíça.

Os membros fundadores da GRSB incluem: AllFlex, Aliança de Terra, Cargill, Elanco, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), JBS, McDonald’s, Merck Animal Health, National Wildlife Federation, Rainforest Alliance, Roundtable for Sustainable Beef Australia, Solidaridad, The Nature Conservancy, Walmart e World Wildlife Fund (WWF).

Em novembro de 2010, a mesa redonda organizou a Conferência Global sobre Carne Bovina Sustentável, que contou com cerca de 300 participantes, incluindo produtores, frigoríficos, varejistas, donos de restaurantes, ambientalistas, cientistas e outros. Na ocasião, a coalizão não tinha uma estrutura organizacional formal, mas o grupo anunciou nessa semana que adotou estatutos e regulamentos que guiarão seu trabalho e formalizaram o compromisso da organização com a cadeia global de fornecimento de carne. O grupo enfatiza a abordagem do “tripé da sustentabilidade”, significando que a cadeia de produção precisa ser ambientalmente positiva, socialmente responsável e economicamente viável.

Falando com repórteres em uma conferência de imprensa em 22 de fevereiro, o presidente da mesa redonda, Ruaraidh Petre, que é coordenador do programa internacional para pecuária, Solidaridad, na Suíça, disse que a GRSB planeja expandir seus membros para toda a cadeia internacional de produção de carne bovina e desenvolver análises do ciclo de vida das práticas de produção de carne bovina nos próximos anos. “Abordagens mais eficientes, ambientalmente sustentáveis para trazer a carne bovina da fazenda ao garfo ajudarão a conservar os recursos finitos do planeta, enquanto também suportam os fundamentos das nossas comunidades e de nossos membros”.

O diretor de estratégia global da cadeia de fornecimento do McDonald’s, Jose-Luis Bretones, disse que sua companhia está trabalhando para obter carne de fontes sustentáveis em todo o mundo e que vê a GRSB como uma forma de identificar e verificar as práticas de produção sustentável. O diretor de comunicações da Cargill, Michael Martin, disse que embora a empresa produza e comercialize alimentos em todo o mundo, suas operações de carne bovina são principalmente nos Estados Unidos. Porém, à medida que a companhia antecipa o desafio de ajudar a alimentar 2,5 a 3 bilhões de pessoas a mais até 2050, vê a colaboração como a melhor abordagem para aumentar a produção, enquanto se protege os recursos naturais em todo o mundo.

O representante da WWF, Dave McLaughlin, disse que o grupo visa reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de carne bovina, notando que, internacionalmente, a carne é produzida em áreas ambientalmente sensíveis e a crescente demanda por carnes cria desafios para proteção dos recursos naturais.

O diretor executivo da AllFlex, Brian Bolton, responsável por dispositivos de identificação de bovinos, destacou que a produção sustentável de carne bovina que supre a crescente demanda global por proteínas demandará mais tecnologia e mais produção intensiva. A identificação animal tem um papel na continuidade das melhoras na produtividade. Ele também destacou que a GRSB é uma organização “pró-carne bovina”.

O diretor executivo da Aliança da Terra, John Carter, disse que sua organização representa 500 produtores com 2,8 milhões de hectares e um milhão de bovinos no Brasil. Ele citou os rápidos avanços que os produtores brasileiros estão fazendo no manejo ambiental e na eficiência de produção. Os produtores de carne bovina brasileiros, disse ele, estão tentando alcançar em 10 anos o que os produtores dos Estados Unidos alcançaram no último século. Sua organização está ansiosa para mostrar aos consumidores as práticas sustentáveis de manejo de recursos que os produtores de carne bovina já usam.

A GRSB planeja focar seus esforços nos seguintes temas:

– Ar (incluindo emissões de gases de efeito estufa)

– Biodiversidade

– Energia

– Solo

– Pessoas e animais (incluindo commodities, negócios, nutrição e segurança alimentar)

-Água

Veja o site  da GRSB  aqui.

Leia matérias sobre a GRSB:

Conheça o grupo global para carne bovina sustentável: GRSB

Mesa Redonda Global para Carne Bovina Sustentável recebe recursos para cadeia mundial de fornecimento de carne

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress