Estudo: dieta rica em proteínas pode reduzir o risco de doença de Alzheimer
27 de fevereiro de 2018
Segunda chamada do projeto Rural Sustentável vai até 15 de março
28 de fevereiro de 2018

Mercosul baixa para 160 mil toneladas a oferta de carne bovina no acordo com UE

Os representantes da cadeia uruguaia de carne observam com grande expectativa que um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) possa ser alcançado em breve, depois que o setor desta região baixou suas reivindicações de 390 mil a 160 mil toneladas de carne bovina.

No entanto, a negociação continua complexa, porque está ligada a outros produtos que ambos os blocos buscam posicionar, especialmente a Europa nesta região.

Entende-se que, para a cristalização das ofertas, a carne permaneceu para o fim, mas é claro que existem quatro ou cinco assuntos estreitamente relacionados. Por exemplo, a cota de automóveis que o Mercosul oferecerá à UE, a questão das denominações de origem e a consideração de outros produtos em negociação.

Por tudo isso, a carne não pode ser negociada isoladamente, disse uma fonte.

De acordo com a última oferta a ser instalada pelo setor privado nas negociações, as 160 mil toneladas de carne entrarão isentas de impostos, uma barreira relativamente alta nesse mercado. Atualmente, o Mercosul exporta cerca de 250 mil toneladas de carne para o mercado comunitário, pagando pela maior parte tarifas muito elevadas.

Um detalhe se levar em conta é que esta negociação não incluiria nos volumes que são tratados as cotas Hilton e 481.

Solicitação

No âmbito das atividades oficiais que as autoridades de ambos os blocos realizaram hoje em dia, o Fórum Mercosul da Carne (FMC), sob a presidência pro tempore de Daniel Belerati, decidiu lançar uma nota na sexta-feira passada solicitando que se considere os seguintes pontos: Administração da cota pelo Mercosul; volume físico do contingente tarifário de 160 mil toneladas de peso do produto; definição do produto: carne bovina refrigerada ou congelada “in natura”, posições tarifárias 0201 e 0202.

Além disso, aumentou-se um nível tarifário intra-cota: 0%; implementação do contingente em forma integral a partir do primeiro ano de execução do Contrato e aumento acumulado anual do volume físico da cota de 10%.

Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress