Mercado Físico da Vaca – 27/05/10
27 de maio de 2010
Leilão Oficial Nelore: II Shopping Nelore Brilhant, 2 a 5 de junho
31 de maio de 2010

Mercado de Bezerros e Garrotes em 2010 e 2011 (slides e artigos)

Os preços de bezerros e do boi gordo são influenciados por alguns condicionantes, como: variações climáticas, índices zootécnicos, variáveis econômicas e questões sanitárias. Outro fator muito importante que interfere na oferta de bezerros e nos preços, é o abate de matrizes. Nos últimos anos, o que estamos observando é o alto preço das categorias e a demanda aquecida. Se atentarmos para a diferença da produtividade das atividades de engorda e de cria, podemos acreditar que este cenário ainda se manterá. Baseado na palestra de André Camargo, analista de mercado do BeefPoint, apresentada no Workshop BeefPoint Mercado do Boi, realizado no dia 20 de maio de 2010.

Na pecuária de corte, é difícil adequar prontamente a oferta à demanda. Isso porque, o ciclo pecuário é bastante longo se comparado com outras cadeias produtivas como frango, compreendendo o período de cria, recria e engorda.

Além disso, os preços de bezerros e do boi gordo são influenciados por alguns condicionantes, como: relação oferta e demanda, variações climáticas, índices zootécnicos, variáveis econômicas e questões sanitárias.

A série histórica de preços do bezerro mostra bem a dinâmica do ciclo pecuário. Em 2002 tivemos um pico de preços, porém a alta de preços que ocorreu nos anos anteriores estimulou a produção após este pico foi observada uma queda constante, devido ao excesso da oferta. Em 2006 os preços voltaram a subir, atingindo os valores mais altos em 2008 e depois começaram a recuar. Mas esta queda deve estar ligada aos efeitos da crise econômica, não indicando necessariamente o início da fase de baixa do ciclo pecuário.

Outro fator que interfere na oferta de bezerros e nos preços, é o abate de matrizes. Quando o preço do bezerro começa a cair, o abate de vacas aumenta, na tentativa do produtor de se capitalizar. Esta ação normalmente provoca uma oferta menor de bezerros nos anos seguintes, por falta de matrizes para produzi-los, e volta a puxar os preços para cima, ao mesmo tempo em que pressiona os preços do boi gordo para baixo, pela maior oferta de carne no mercado. Foi o que aconteceu após 2006.

Esse ano, o que estamos observando é o alto preço do bezerro e garrotes, com uma relação de troca de cerca de 1:1,8. Porém, se analisarmos outros dados, como a Margem Bruta na Reposição, podemos observar que o preço alto do bezerro é relativo quando comparamos com valor da arroba do boi gordo.

A Margem Bruta na Reposição considera o quanto sobra de dinheiro para o produtor após a venda de um boi gordo e a compra de um bezerro. Esse valor não é o lucro do invernista, pois ainda será preciso pagar uma série de outros custos como mão-de-obra, na manutenção da fazenda, na reforma e manutenção de pastagens, etc.

Assim, na compra de um bezerro caro, com a venda da uma arroba boi também mais cara, o lucro liquido é maior, do que a compra e a venda são realizadas a preços mais baixos. Esse ano, a margem está ao redor de R$ 640,00.

Com o crescimento da população mundial e da renda, o consumo de carnes tende a aumentar, e será necessário abastecer esse mercado. Assim a demanda por carne bovina no mundo deve crescer e consequentemente a necessidade de animais de reposição. Se olharmos pelo lado do mercado externo, precisamos acompanhar esse crescimento, ou iremos perder mercado.

Segundo os dados da Assocon, o número de animais confinados terá queda de 5,89% em relação ao ano de 2009, e está ocorrendo, ainda, uma mudança no perfil dos confinadores. Os pequenos e médios confinadores, que possuem sistemas próprios de cria e recria (ciclo completo), já estão com 84,86% dos animais no curral, contra apenas 45,13% dos grandes confinadores, mais dependentes do mercado de reposição.

Outro fator que merece atenção é a questão da diferença da produtividade das atividades de engorda e de cria. A fase de engorda está caracterizada pela alta tecnologia, investimentos em técnicas avançadas de manejo e nutrição, uso de gestão profissional, atingindo produtividade e produzindo mais.

Já a fase de cria é, historicamente, caracterizada por sistemas mais extensivos, sendo desenvolvida em terras mais baratas (fronteiras), com baixa tecnologia, enfrentando barreiras como insumos caros, competição com outras culturas e problemas ambientais. Com isso, a produtividade da engorda aumentou mais rápido que a produtividade da cria, acentuando ainda mais a oferta reduzida de bezerros.

Portanto, é necessário investimento da cria a fim de aumentar a produtividade, produzindo mais bezerros e de melhor qualidade na mesma área disponível, ou seja, aumento de produtividade. Assim, o mercado de engorda será abastecido, a produção de carne irá aumentar, e o Brasil poderá acompanhar e abastecer a demanda mundial.

Para os próximos anos o mercado deve continuar relativamente aquecido e a oferta reduzida, assim a expectativa é que os preços dos bezerros e garrotes continuem nos patamares que estamos vendo hoje.

Esse artigo é baseado na palestra Mercado de bezerros e garrotes em 2010 e 2011, apresentada por André Camargo, analista de mercado do BeefPoint, no Workshop BeefPoint Mercado do Boi, realizado pela AgriPoint em 20 maio 2010.

Compre o conjunto de DVDs com todas as palestras
O evento aconteceu em 20 de maio e foi um grande sucesso. Todas as palestras foram gravadas. Aproveite e encomende o box com os DVDs contendo o vídeo de todas as palestras, na íntegra. Clique aqui para saber mais.

0 Comments

  1. Nilton P. Barbosa disse:

    Finalmente encontrei um artigo com o qual concordo plenamente, os outros artigos que abordaram o tema normalmente terminavam entendendo que já estariamos entrando no ciclo de oferta abundante.

    Vale lembrar que o ciclo de abate de matrizes foi prolongado, principalmente aqui no MS, por conta do problema da aftosa ocorrido no final de 2005, e também deve ser considerado nesta análise que a prática de abate de novilhas cresceu muito nos últimos dez anos.

    Portanto, acredito que desta vez o rombo ocorrido pelo abate de matrizes é muito maior do que se imagina no rebanho brasileiro e sua recuperação demandará proporcionalmente mais tempo.

    Esta falta de produto (bezerro e bois) deverá forçar agora um aumento no preço da arroba, tal qual aconteceu com o preço do bezerro, a demora para que isso ocorra eu credito a eficiencia na engorda, pois estamos abatendo cada vez animais mais novos, com o aumento dos confinamentos, mas isso tem um limite, vai chegar um momento que o boi gordo vai faltar mesmo.

  2. celio alves leal disse:

    bom pessoal eu estou estudando a possibilidade de mexer com um confinamento de gado de corte, pretendo comecar logo no inicio com 1000 mil cabeças , minha intenção e crescer, pois aqui aonde eu estou localizado a na região e muito boa e propicia pra isso , pois a materia prima que eu irei nesscitar eu encontro td aqui mesmo ; como eu estou começando agora queria muito saber de vcs que ja são craidores , quero saber de dicas , conselhos , ideias se alguem estiver disposto a trocar uma ideia favor me mande as neste email celio_npg@hotmail.com desde ja agradeço obrigado …

plugins premium WordPress