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Mercado australiano de carne bovina apresenta grande diversificação

Grande parte do foco nos mercados de exportação da Austrália em 2015 tem sido de destinos historicamente grandes. A proporção de carne bovina exportada para os “3 Grandes” – Estados Unidos, Japão e Coreia – após seis meses desse ano foi de quase 70% – liderada pelo ressurgimento na demanda por carne bovina importada nos EUA devido às baixas ofertas domésticas.

Entretanto, esses mercados não devem ser vistos como tendo consumidores com gostos homogêneos. Por exemplo, com uma população de mais de 320 milhões, a diversidade das demandas entre os diferentes grupos de consumidores é imensa nos Estados Unidos. O Business Monitor Internacional (BMI) em um relatório recente sobre as minorias em mercados desenvolvidos, destaca as oportunidades na crescente população hispânica nos Estados Unidos e na população muçulmana na Europa.

A população hispânica é um dos grupos étnicos mais jovens nos Estados Unidos, atualmente representando 17,7% da população, e deverá crescer para 26,5% até 2050. O BMI disse que alimentos básicos e produtos frescos são preferidos em relação a alimentos embalados e supermercados étnicos têm tido sucesso em grandes áreas metropolitanas. Isso fornece uma potencial oportunidade para os exportadores de carnes da Austrália diversificarem em um mercado estabelecido.

A população muçulmana na Europa é outro grupo que poderia ser mirado pelos exportadores australianos de carne no futuro, apesar de ainda haver limites como resultado das cotas de carne bovina e ovina. Os sistemas halal bem reconhecidos de carnes vermelhas da Austrália permitiria o acesso à população europeia muçulmana que outros fornecedores podem não ter. Esse é outro segmento de rápido crescimento, com os consumidores muçulmanos no Reino Unido, na Alemanha, na França e na Itália (combinados) devendo crescer, de acordo com o BLI, em 3-4 milhões de 2010 a 2020.

Esses são somente alguns exemplos de diversidade de mercados dentro dos destinos tradicionais de exportação e são tendências animadoras para monitorar. Além disso, dentro de cada um desses segmentos, os consumidores podem ser avaliados de forma mais detalhada dependendo dos planos de negócios.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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