Mercado Físico da Vaca – 05/04/10
5 de abril de 2010
Mercados Futuros – 06/04/10
7 de abril de 2010

Melhoramento Genético em Bovinos de Corte

Se você busca melhorar seu rebanho, visando aumento da produtividade, agora poderá compreender melhor este conjunto de técnicas e entender como são realizadas as avaliações genéticas, participando do Curso Online Melhoramento Genético em Bovinos de Corte, que terá início no no dia 29 de abril.

A pecuária brasileira vem apresentando grande desenvolvimento e aumento da produção, tornando o país um importante produtor de carne bovina e o maior exportador mundial do produto. Podemos dizer que a bovinocultura brasileira é um exemplo de pecuária tropical e que, com os avanços das últimas décadas, as universidades, instituições de pesquisa, técnicos e produtores já dominam as técnicas de manejo, reprodução, nutrição e sanidade essenciais para elevar a produtividade do rebanho e manter o país em destaque no cenário internacional. Mas para que todo este potencial seja alcançado, precisamos também dar atenção à genética e nos preocuparmos com o melhoramento constante do rebanho.

Porém, o retorno sobre os investimentos em melhoramento genético animal não são, geralmente, observados a curto prazo. Desta forma, para conseguir sucesso no empreendimento é preciso definir bem os objetivos; conhecer os desafios e as oportunidades que o melhoramento impõe ao produtor; entender como o melhoramento pode contribuir para o aumento da produtividade; escolher quais serão as características que se deseja melhorar e qual é o melhor programa a ser implantado.

Se você busca melhorar seu rebanho, visando aumento da produtividade, agora poderá compreender melhor este conjunto de técnicas e entender como são realizadas as avaliações genéticas, participando do Curso Online Melhoramento Genético em Bovinos de Corte, que terá início no no dia 13 de maio.

Além de discutir estes pontos de extrema importância para a pecuária, neste curso o Zootecnista e sócio da GenSys Consultores Associados, Roberto Carvalheiro irá abordar assuntos como a interpretação de DEPs e sumários, critérios de seleção e parâmetros para avaliação de um programa de melhoramento genético. Você ainda irá aprender como as biotécnicas reprodutivas (IA, TE, FIV) e os marcadores moleculares podem ajudar no melhoramento do rebanho e na obtenção de resultados em tempo reduzido.

Programação completa:

Módulo 1: Melhoramento Genético com qual Objetivo?
• Mudanças de “paradigma” na pecuária brasileira
• “Novos” desafios e oportunidades
• Como o melhoramento genético pode contribuir?
• Quais características considerar em um programa de melhoramento?

Módulo 2. Interpretando DEP, Sumário de Touros e Relatórios de Fazenda
• O que é DEP?
• Conceitos adicionais
• DEP harmônica (DEPh)
• Sumário de touros

Módulo 3: Como promover o Melhoramento Genético do meu Rebanho?
• Etapas de um programa de melhoramento
• Interpretação de relatórios
• Fatores que afetam o progresso genético
• Porque o progresso genético do meu rebanho está abaixo do esperado?

Módulo 4: Biotécnicas Reprodutivas e Moleculares
• Qual o papel das biotécnicas reprodutivas no melhoramento genético?
– aumentando o potencial reprodutivo das fêmeas (TE e FIV)
– aumentando o potencial reprodutivo dos machos (IA)
– sêmen sexado
• Marcadores moleculares

Módulo 5: Transformando Informação (números) em Resultados
• Estudos de caso
• Perfil de programas bem sucedidos
• Desafios do melhoramento genético de bovinos de corte no Brasil

Participe deste curso e entenda como o melhoramento genético pode aumentar produtividade do seu rebanho. Clique para se inscrever!

0 Comments

  1. Júlio Cesar de Souza Pires disse:

    A cada ano que passa eu observo que um grande número de pecuaristas está mais atento ao tema Melhoramento Genético, de que tanto se fala.Acredito que isso se faz por real necessidade de ser mais eficiente na atividade pecuária, e isto é muito bom, pois estamos deixando de ser colecionadores e pasando a ser selecionadores.Inúmeras propriedades hoje só adquirem reprodutores com a chancela do CEIP, que é um certificado que indica as dep´s do animal e mostra de forma clara e transparente o potencial do reprodutor.Eu sempre falo, que quando se adquire um animal reprodutor que não possui CEIP e que não participou de um programa de melhoramento genético, é como se desse um tiro no escuro.Quando você adquire um animal com CEIP, você está vendo em suas dep´s o que este animal pode te oferecer em transmissão de caracteristicas econômicas desejáveis, em maior ou menor intensidade.Portanto, este curso a ser ministrado é de suma importância a pecuária no Brasil para mostrar como fazer uso dessa ferramenta tão importante.Eu espero um dia que os julgamentos de animais de pista sejam feitos em cima de resultados obtidos em Programas de Melhoramento Genético, voltados para caracteristicas econômicas desejáveis, animais mais precoces, mais ferteis,… .

plugins premium WordPress